Atual presidente da Câmara Municipal é João Zaine (PMDB), sucessor do petista Agnelo Matos

Carine Corrêa

Atual presidente da Câmara Municipal é João Zaine (PMDB), sucessor do petista Agnelo Matos
Atual presidente da Câmara Municipal é João Zaine (PMDB), sucessor do petista Agnelo Matos

No 1º dia de 2017, os 19 vereadores eleitos devem escolher apenas um nome para presidir a Câmara Municipal de Rio Claro para os próximos dois anos. Com a aproximação do fim do ano, alguns nomes já estão sendo ventilados para ocupar o cargo: André Godoy (DEM), José Pereira (PTB), Paulo Guedes (PSDB), Val Demarchi (DEM) e Hernani Leonhardt (PMDB). Os vereadores eleitos dizem que ainda é prematuro tentar definir um nome em evidência para assumir a presidência do Legislativo.

“Fizemos a maior bancada no Legislativo. Nós, do Democratas, trabalhamos muito pra isso, mas vários nomes têm sido especulados para a presidência. Agradeço aos demais colegas por lembrarem meu nome e fico lisonjeado pela lembrança, mas ainda é muito cedo para se falar nesse assunto, essa é uma decisão de grupo”, declarou André Godoy, eleito com 1.709 votos.

Embora seja o vereador eleito com mais tempo na Câmara, o petebista José Pereira, ou Pereirinha, não quis declarar nenhuma opinião sobre o assunto.

Segundo o regimento interno da Câmara Municipal de Rio Claro, entre as atribuições do presidente da casa, está apresentar ao plenário, até o dia 20 de cada mês, o “balancete relativo aos recursos recebidos e as despesas do mês anterior”. Também deve “promulgar, no prazo de 48 horas, matéria vetada mantida pela Câmara e não promulgada pelo Prefeito”, segundo a Seção IV do documento.

Paulo Guedes (PSDB) foi o vereador eleito para 2017 com a votação mais expressiva: 3.376 votos. “Teria condições de ser líder da mesa assim como os demais vereadores. Mas esse é um assunto que terá que ser decidido pelo grupo da base governista. Acredito que daqui a alguns dias iremos nos reunir para articular alguns nomes. Creio que todos têm condições e estão aptos para liderar a casa”, comentou Guedes.

Val Demarchi (DEM) acredita que o cargo é possível para todos aqueles que se candidatarem. “Os 19 vereadores têm condições e legitimidade, assim como eu. Hoje é muito cedo pra falar sobre isso, mas importante ressaltar que todos têm legitimidade para se candidatar”, enfatizou.

O peemedebista Hernani Leonhardt (PMDB) irá iniciar seu 1º mandato e avalia que todos têm possibilidade de assumir a presidência da casa. “Acho muito cedo ainda para decidir. Ainda não fui procurado por ninguém e não descarto a minha candidatura para o cargo”, declarou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.