José Roberto Sechi em recital performático no espaço Peras del Olmo, em Buenos Aires, Argentina (foto: Peras del Olmo)

Divulgação

O vigésimo nono livro do artista multimídia José Roberto Sechi tem lançamento oficial marcado para este sábado (8), às 18 horas, na Conda Produções, que fica na Avenida 9, nº 1268, entre ruas 13 e 14. O evento conta ainda com apresentações de leituras performáticas de Augusto Meneghin, Thiago Buoro e do próprio autor. A entrada é gratuita.

José Roberto Sechi em recital performático no espaço Peras del Olmo, em Buenos Aires, Argentina (foto: Peras del Olmo)
José Roberto Sechi em recital performático no espaço Peras del Olmo, em Buenos Aires, Argentina (foto: Peras del Olmo)

 Intitulado “O Poema se esconde atrás das palavras”, a publicação tem tiragem limitada com lançamento pela editora alternativa Edições 100. Sechi explica que a obra é considerada uma edição de autor, ou seja, tem tiragem de cinquenta e um exemplares numerados e assinados. “É um processo de construção artesanal que desenvolvo em cada volume”, esclarece o artista.

 Segundo o professor Thiago Buoro, responsável pelo prefácio do livro, para Sechi o poema está escondido atrás das palavras. “Coube a Sechi, artífice da língua, desvendar. Sua arte está além das cristaleiras dos museus e dos livros de capa dura, está na vida cotidiana de todos nós. Por isso as técnicas mais empregadas são a aliteração, a assonância, a paronomásia, a rima, o palíndromo, a literalidade verbal. A essência da poesia é a imagem que, baseada no princípio da analogia, cria o efeito de presença e de identidade”, afirmou.

 SECHI

José Roberto Sechi é artista visual, poeta, mail-artista,  performer e curador independente. Edita, desde o ano 2000, a revista de arte postal ‘Pense Aqui’ e dirige o espaço alternativo Sechiisland, com uma micro galeria para exposições de arte contemporânea, uma biblioteca especializada em arte e publicações experimentais e a editora samizdat ‘Edições 100’.

 Como artista visual e poeta, além de ter participado de diversas exposições coletivas, foi selecionado em numerosos salões de arte, concursos de poesia e antologias literárias, recebendo mais de sessenta prêmios. É também autor de vinte e nove livros e Cds de poesia, poesia visual, videoperformances, videopoemas e arte sonora. Como mail-artista organizou vários projetos internacionais de arte postal e participa intensamente do Networking por todo o Globo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.