Antonio Archangelo

Os constantes assaltos e furtos sem elucidação levaram um grupo de moradores a protocolar um documento pedindo maior segurança no Cidade Jardim. Assinado por moradores que tiveram as casas assaltadas nas últimas semanas, o grupo foi recebido na Delegacia Seccional de Rio Claro pelo delegado titular.

De acordo com o documento, ao qual o JC teve acesso, “os marginais que invadiram e renderam vítimas presentes nas casas utilizaram carro Onix prata, Honda Civic chumbo e Cruze branco em algumas das ocorrências mencionadas. Os meliantes que assaltaram casas com vítimas ausentes fizeram uso de um carro de cor prata, em diversas ocorrências acima descritas. Uma das vítimas verificou, por meio da gravação das câmeras, a imagem de uma perua Livina/Nissan prata”, citam.

“Nossa indignação é decorrente da absoluta falta de investigação e esclarecimento de tais atos de violência a que estamos sendo submetidos. Tornou-se insustentável suportar o clima de insegurança que nos transforma em prisioneiros em nossas próprias casas. Afinal, além do desfalque ao patrimônio, da situação traumática que a todos acomete, não se pode esquecer da vítima fatal que perdeu sua vida nas mãos dos meliantes, em assalto à mão armada no final do ano 2015”, argumentam.

“Nosso clamor nada mais é do que solicitar aos poderes públicos, que são mantidos com os tributos pagos pelo cidadão, para que cumpram o seu papel de garantir segurança e tranquilidade às pessoas de bem. Para tanto, seguem solicitações de medidas: 1- Patrulhamento e vigilância ostensivos; 2- Investigação diligente para identificação e detenção dos marginais; 3- Acompanhamento vigilante dos marginais já conhecidos da polícia, a título de prevenção do cometimento das ações delinquenciais; 4- Patrulhamento nas saídas e entradas da cidade para identificação rápida dos veículos roubados, com ação conjunta da polícias Militar, Civil e Rodoviária e GCM; 5- Instalação de câmeras para gravação das ações dos marginais.

Roubos e Furtos

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, foram registrados em Rio Claro, neste primeiro semestre, 1.301 furtos e 681 roubos (outros), dados que não contabilizam roubo/furto de veículos. Em 2015, durante todo o ano, foram 1.177 roubos registrados; além de 2.497 furtos. Os dados públicos podem ser consultados pelos interessados.

Entrevista

Mozart Ferreira, morador do bairro, falou sobre o assunto em entrevista para a Rádio Excelsior Jovem Pan News. Clique no player abaixo para ouvir!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.