Ednéia Silva

Diante do recente número de casos da gripe H1N1 em várias cidades e do grande número de internações, o governo do Estado de São Paulo decidiu antecipar a campanha de vacinação. A campanha já está sendo realizada em 67 municípios da região de São José do Rio Preto, mas agora será estendida para a capital e as cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação terá início no dia 8 de abril para os 532,4 mil profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados da Grande São Paulo. No dia 11, a imunização será ampliada para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), para as gestantes (179 mil) e para os idosos (1,83 milhão) da capital e Grande São Paulo, totalizando cerca de três milhões de pessoas imunizadas.

Segundo a pasta, “para as demais cidades do Estado e demais públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade), a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina deste ano, produzida pelo Instituto Butantan, inclui doses contra o vírus A/Califórnia H1N1, vírus A/Hong Kong H3N2 e o vírus B/Brisbane. O tratamento da gripe H1N1 é feito com o medicamento Oseltamivir (Tamiflu), que deve ser administrado nas 48 horas do início dos sintomas. Por isso é importante que as pessoas com sintomas de gripe procurem imediatamente por atendimento médico.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. “Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas, que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção”, orienta a pasta.

RIO CLARO

O município de Rio Claro tem até o momento um caso confirmado de gripe H1N1 e outro aguardando o resultado do exame, segundo informações da Vigilância Epidemiológica. O único caso anterior de gripe A na cidade tinha sido registrado em 2013.

A vacinação na cidade seguirá o calendário nacional, de 30 de abril a 20 de maio. No dia 30 será realizado o Dia D da campanha, com imunização simultânea em unidades de saúde de todo o país. Até essa quarta-feira (30), o município não tinha recebido orientações sobre a campanha.

A Vigilância Epidemiológica informou que uma reunião será realizada no dia 7 de abril na Regional de Saúde de Piracicaba para definir o trabalho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.