Laura Tesseti

Criada em 2005, no contexto da extinta Faculdade Aberta à terceira idade, a Oficina Literária para Adultos Maiores entra em sua 15ª edição neste mês de março.

“O objetivo fundamental foi o incentivo à leitura e criação de textos para o público da terceira idade, favorecendo o acesso desse público às obras literárias e, também, textos informacionais (jornais e revistas) e de várias áreas do conhecimento. Além de facilitar a expressão escrita, fundamental para a articulação das ideias, para não perder ‘o fio da meada’ dos anos que passam”, explica Sandra Baldessin, com formação em letras e em diversos cursos relacionados à literatura e idealizadora da oficina.

O projeto atende aqueles que Sandra costuma chamar de “adultos maiores”. Pessoas com 55 anos ou mais, que buscam educação não formal continuada e socialização. “Não é especificamente necessário que a pessoa seja aficionada aos livros e à leitura, a oficina vai, justamente, promover essa vertente”, explica.

ENCONTROS

Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 14h30, até as 15h30, no Centro de Treinamento do Grupo JC, que fica na Rua 18, 957, Jardim Claret, esquina da Avenida Tancredo Neves. Os alunos costumam chegar por volta das 14 horas para um bate-papo informal.

Sobre os custos, a professora fala que a contribuição é simbólica. “Por quatro aulas/mês, os alunos pagam a taxa de R$ 30,00 mensais. É um valor simbólico, mas se alguém quiser fazer e não pode custear, pode vir falar conosco”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.