Lucas Calore

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro vai funcionar normalmente na Quarta-Feira de Cinzas (10). O banco faz atendimento aos doadores no período da manhã, das 7h às 11h. Na sexta-feira (12), o local também atende. Os interessados em doar sangue podem comparecer à Rua 2 com a Avenida 15.

Segundo Caroline Sorrenti Pires, biomédica coordenadora do Banco de Sangue da Santa Casa, durante este período do Carnaval, o estoque fica reduzido e o número de doadores diminui. O alerta para a doação de sangue se dá porque, nos dias de folia, pode aumentar o número de acidentes e outras ocorrências.

Nos dias de folia, os riscos de acidentes são maiores, o que pode aumentar o uso de sangue nos hospitais (Foto: Arquivo JC)
Nos dias de folia, os riscos de acidentes são maiores, o que pode aumentar o uso de sangue nos hospitais (Foto: Arquivo JC)

COMO DOAR

Doadores devem ter entre 18 e 69 anos de idade, portar documento original com foto, pesar acima de 50 kg e ter se alimentado no dia da doação. Há necessidade, também, de estar em boas condições de saúde e não ter bebido álcool nas últimas 12 horas para quem bebe socialmente e 24 horas para quem bebe com frequência. Qualquer tipo de sangue pode ser doado.

CAMPANHA

Luciana Sartori, voluntária do Grupo Mais Vida, que desde 2011 realiza trabalhos com campanhas para doação de sangue e cadastramento para doação de medula óssea, esteve na Rádio Excelsior Jovem Pan News na manhã de quinta (4) e participou do Jornal da Manhã.

Na próxima quarta-feira (10), o grupo realizará no Grêmio Recreativo da Santa Cruz, às 18h, uma campanha para doação de sangue (ter de 16 a 69 anos) e cadastramento de doação de medula óssea (ter de 18 a 55 anos) para o Hospital Amaral de Carvalho, em Jaú, onde muitos rio-clarenses fazem tratamento para câncer. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 3534-7096.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.