O pequeno Dudu precisa de ajuda para encontrar doador(a) de medula

Ação solidária busca doadores compatíveis para criança de nove anos que enfrenta a leucemia pela segunda vez

Uma família de Rio Claro mobiliza a cidade para uma importante campanha de cadastro de medula óssea nesta quarta-feira (1º). A ação visa ajudar o pequeno Luiz Eduardo Almeida da Silva, o Dudu, de apenas nove anos, que luta contra a leucemia mieloide aguda.

Filho de Paulo e Bianca, moradores do Residencial Bianchini, Dudu iniciou na última semana sua segunda batalha contra a doença. Após receber alta e celebrar a cura em outubro do ano passado, exames recentes de acompanhamento mostraram o retorno do câncer, tornando o transplante uma necessidade urgente.


📲 Quer receber as notícias mais importantes de Rio Claro direto no celular? Entre no canal do JC no WhatsApp e acompanhe atualizações ao longo do dia com informação confiável. 👉 Acesse e participe gratuitamente: https://whatsapp.com/channel/0029VbBrqcjDZ4LVqU0BOd3Z


Cadastrio de medula e doação de sangue acontecem hoje no Grêmio Santa Cruz

Como realizar o cadastro de medula óssea

Para participar do cadastro de medula óssea, os voluntários devem ter entre 18 e 35 anos e estar em boas condições de saúde. É indispensável a apresentação de um documento oficial com foto (RG ou CNH). Segundo Paulo, pai do menino, Dudu já está internado no Hospital Boldrini, em Campinas, onde retomou as sessões de quimioterapia enquanto aguarda um doador compatível.

A mobilização acontece na Rua 9 com a Avenida 10, no bairro Santa Cruz (Grêmio), das 18h30 às 20h30. Além do cadastro para medula, o Grupo Mais Vida estará no local realizando a coleta de bolsas de sangue para o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú.

Para a doação de sangue, os critérios incluem idade entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização), peso acima de 50 kg e boas condições de saúde. O voluntário deve estar descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.