O docente André Riani Costa Perinotto concorre na categoria Academia do prêmio. Foto: Reprodução/Summit Piauí Turismo
O docente André Riani concorre na categoria Academia do prêmio, que reconhece pesquisadores da área
Um rio-clarense está em destaque nacional no setor turístico. O motivo é a indicação do professor André Riani Costa Perinotto como finalista do Prêmio Nacional do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo. O docente concorre na categoria Academia, que reconhece professores e pesquisadores que têm contribuído de maneira decisiva para a inovação, qualificação e transformação do turismo brasileiro.
Morando no Piauí desde 2008, o rio-clarense Perinotto tem se dedicado a fortalecer o turismo daquele estado por meio de pesquisa aplicada, formação de profissionais, articulação institucional e projetos de impacto nacional.
Com doutorado em Comunicação, é professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Mestrado em Turismo da UFPR. Possui mais de 170 artigos publicados, 14 capítulos de livro, quatro livros organizados e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, distinção concedida a pesquisadores de excelência no Brasil.
André Riani Costa Perinotto é rio-clarense, estudou na EMEI Elpídio Mina, no Colégio Puríssimo e no Colégio Koelle. Fez curso de graduação em Turismo na Unimep de Piracicaba e seu Mestrado no IGCE/Unesp de Rio Claro. O Doutorado foi na Unisinos, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Há vários anos atua como Professor na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí, onde construiu carreira universitária, contribuindo para o desenvolvimento do Turismo no Brasil, tanto como ciência como para a prática dessa saudável atividade, que gera muitos recursos para o desenvolvimento sustentável do país.
Saiba como votar
A votação popular do prêmio segue aberta até 1º de dezembro. Para votar, basta acessar o link oficial disponibilizado pelo Ministério do Turismo clicando aqui. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro de 2025.