O leitor Carlos Roberto Tuca Bonifácio enviou seu relato do caso de câncer para o JC

Lucas Calore

O leitor Carlos Roberto Tuca Bonifácio enviou seu relato do caso de câncer para o JC
O leitor Carlos Roberto Tuca Bonifácio enviou seu relato do caso de câncer para o JC

O mês de novembro continua sendo mais um período para a conscientização contra o câncer. No entanto, desta vez, é contra o câncer de próstata, doença que atinge homens em todo o mundo. O Novembro Azul promove o importante alerta para a população masculina procurar realizar os exames necessários anualmente a partir dos 40 anos de idade.

O leitor Carlos Roberto Tuca Bonifácio enviou o seu relato de luta contra o câncer, diagnosticado no ano de 2008. “Em abril daquele ano fui diagnosticado com câncer de próstata e o que me ajudou muito foi ter descoberto a doença no início, pois na minha família a incidência desta malignidade é muito grande, meus pais faleceram devido a ela”, conta.

Bonifácio começou a realizar os exames aos 40 anos, tanto o exame de sangue quanto de toque retal. “Se não fosse assim, talvez hoje eu não estivesse aqui contando isso. Os tumores agem silenciosamente no início e, se não fizermos os exames, pode ser tarde demais para a cura”, alerta.

É sabido que os homens têm muito preconceito com o exame, pois acreditam que isso pode diminuir sua masculinidade. Assim como afirma o leitor: “O homem tem vergonha de ir ao médico e faz piadas sobre o toque retal, porém, se ele der o valor que este exame merece, muitos tumores seriam descobertos bem antes e com grande possibilidade de cura”.

“Fazer os exames regularmente com certeza faz diferença em nossa vida. Na minha fez e estou vivo. Em julho de 2008 fiz a cirurgia e estou bem até hoje. O que me ajudou muito também durante o período do diagnóstico, cirurgia e pós-cirurgia até atualmente foi minha fé e esperança na cura”, diz. Mais uma vez a fé agiu para que a cura fosse conquistada. “Muitas vezes achamos que a fé é fraca, mas na realidade ela é muito forte quando acreditamos de todo nosso espírito que também é ajudado pelo Espírito Santo de Jesus Cristo”, declara.

O leitor finaliza com um alerta aos outros homens: “Neste Novembro Azul, seja consciente e comece a fazer exames regularmente. Faça o que tem que ser feito pela sua saúde”.

ENVIE SEU RELATO

O Jornal Cidade de Rio Claro convida os leitores e leitoras a enviarem seus relatos de luta contra o câncer de mama, próstata ou qualquer outro tipo da doença.

Envie um relato de até 15 linhas, com uma foto, para o e-mail [email protected] contando para nós de que maneira o câncer foi enfrentado por você e sua família, e quais as mudanças que aconteceram na sua vida a partir do diagnóstico. A sua participação é muito importante. Contamos com o seu contato.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.