Alguns dos que passam pela praça reclamam de lixo na grama, além do concreto que está se soltando

Wagner Gonçalves

Alguns dos que passam pela praça reclamam de lixo na grama, além do concreto que está se soltando
Alguns dos que passam pela praça reclamam de lixo na grama, além do concreto que está se soltando

Os anos de 2013 e 2014 foram marcados pela falta de chuva em diversos municípios, especialmente nos que se localizam no Estado de São Paulo. A crise hídrica afetou não apenas os reservatórios e abastecimento da população, mas a hidratação das vegetações e dos animais. Muito esperadas, as chuvas que caíram nas últimas semanas foram por todos celebradas e as folhagens de árvores e até mesmo a coloração das gramas demonstram os sinais da hidratação.

No entanto, infelizmente, houve efeitos negativos para algumas localidades. Na Praça 7 de Setembro, em frente à paróquia da Boa Morte, no centro de Rio Claro, a chuva acompanhada de forte ventania acabou por derrubar uma árvore antiga. Alexandre Pedroso, que costuma parar com seu cavalo e charrete para receber e levar serviços, disse que já percebia a árvore sem vida, antes do temporal.

“Geralmente essa praça é muito boa e tranquila, esse episódio é que foi o problema”, disse Pedroso, ressaltando que seria preciso algumas intervenções, tanto no espaço em que ficava a árvore como no calçamento em geral.

Quem caminha pelos arredores da praça percebe que há blocos se soltando do chão, além das lixeiras que se apresentam quebradas. “Agora está muito melhor do que estava antes, pois muitas pessoas passavam por aqui e despejavam lixo. Hoje em dia diminuiu, mas ainda existem esses casos”, conta o senhor Jair Alves de Oliveira, lamentando o descaso com o patrimônio público, que, apesar disso, preserva os traços da beleza natural.

De acordo com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Rio Claro, a realização da manutenção é feita periodicamente em todas as praças da cidade, incluindo a Praça 7 de Setembro. No local em que caiu a árvore será feito o plantio de uma espécie nativa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.