Rio Claro realiza nesse sábado (20) das 9 às 15 horas plantão de vacinação para atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes. Será o dia “D” da campanha de multivacinação e contra a poliomielite. O atendimento será nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município, com exceção de Boa Vista, Guanabara e São Miguel.

“Os pais e responsáveis devem aproveitar a oportunidade e levar crianças e adolescentes menores de 15 anos para colocar em dia as vacinas”, orienta Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Ao longo desta semana a vacinação também é realizada. De segunda a sexta-feira o atendimento é a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. No caso das unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, a vacinação segue até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação na unidade do Boa Vista, que está em reforma.

Levantamento da Vigilância Epidemiológica divulgado na quinta-feira (11) aponta que, em Rio Claro, desde o início da campanha de multivacinação 278 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde e 191 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal.

É importante a apresentação da carteira de vacinação, assim o profissional de saúde poderá conferir e atualizar as carteirinhas, aplicando as doses necessárias.

“Todas as crianças de 1 a 4 anos, independente da situação vacinal, precisam tomar a dose contra a pólio”, informa Fabyolla Lourenço, responsável pelo setor de imunização. O levantamento mais recente, de quinta-feira, aponta que nesta campanha foram vacinadas 200 crianças.

O objetivo da campanha é ampliar as coberturas vacinais e, para isso, serão aplicadas as vacinas que compõem o plano nacional de imunização, que protegem contra cerca de 20 doenças. A vacinação contra a gripe também continua e atende toda a população a partir de 6 meses de idade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.