Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem ser levadas pelos pais ou responsável a um posto de saúde para colocar a vacinação em dia. Levantamento da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro aponta que nestes primeiros dias da campanha de multivacinação 278 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde e 191 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal. Todas as crianças de 1 a 4 anos precisam tomar a dose contra a poliomielite e, até o momento, foram vacinadas 200 crianças.

A campanha para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes vai até 9 de setembro. O atendimento é de segunda a sexta-feira a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. No caso das unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, a vacinação segue até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação na unidade do Boa Vista, que está em reforma.

É importante a apresentação da carteira de vacinação, assim o profissional de saúde poderá conferir e atualizar as carteirinhas, aplicando as doses necessárias.

O objetivo da campanha é ampliar as coberturas vacinais e, para isso, são aplicadas todas as vacinas que compõem o plano nacional de imunização, que protegem contra cerca de 20 doenças. A vacinação contra a gripe também continua e atende toda a população a partir de 6 meses de idade. Não é necessário intervalo entre a vacina contra a Covid e demais vacinas do calendário.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: