As aulas presenciais nas escolas municipais de Rio Claro estarão de volta a partir desta segunda (7).
Após quase dois anos afastados do ambiente escolar por conta da pandemia, aproximadamente 18 mil alunos, entre ensino fundamental, ensino infantil e educação de jovens e adultos (EJA), poderão, enfim, entrar em uma sala de aula novamente.
A preparação para o retorno foi longa e minuciosa, levando em conta diversos fatores e deixando as escolas prontas para receberem os alunos. O plano de retomada das aulas foi atualizado, incluindo a revisão do protocolo sanitário e compra dos equipamentos e materiais necessários para atender às questões de saúde.
“No ano passado, tivemos um trabalho de estruturação das escolas em relação à pandemia. Em Setembro, retomamos presencialmente no regime de revezamento. Isso foi importante para a gente fazer um diagnóstico do aprendizado e agora nos coloca mais confortáveis de sabermos que precisamos recompor a aprendizagem dos alunos”. explica Valeria Velis, Secretária Municipal de Educação.
A titular da pasta ainda falou sobre os desafios do retorno das aulas presenciais: “Dois anos sem estar na escola presencialmente, apesar de todo o trabalho que foi realizado no sistema remoto, o que ficou evidente é que a relação entre professor e aluno é presencial, necessita ser presencial e é muito mais produtiva quando acontece presencialmente. Pensando nisso, traz uma alegria por estarmos retomando as aulas presenciais em Rio Claro, claro que com dificuldades, sabendo que a pandemia não acabou e seguindo todos os protocolos que devem ser cumpridos. Mesmo com os desafios, temos a esperança e a expectativa de que estamos avançando um passinho a mais”.
PARALISAÇÃO
Em 17 de Março de 2020, há quase dois anos, as aulas presenciais foram interrompidas
pela pandemia do coronavírus, desde então, as aulas foram remotas
PREPARAÇÃO
Após tanto tempo sem movimento, as escolas municipais passaram por um período
de preparação para que os alunos possam voltar ao ambiente escolar
RETORNO
Agora, em 7 de Fevereiro de 2022, é hora do reencontro. A partir desta segunda, começa
um novo ano letivo. Desta vez, com os alunos dentro das salas de aula