Vivian Guilherme

A novidade para este ano é a ampliação na oferta de vagas, que passará de nove para 12 turmas, passando a atender 222 alunos
A novidade para este ano é a ampliação na oferta de vagas, que passará de nove para 12 turmas, passando a atender 222 alunos

Com o objetivo de preparar os jovens para o primeiro emprego, o Senac oferece cursos gratuitos por meio da Lei da Aprendizagem, destinados a jovens de 14 a 24 anos.

Segundo o gerente da unidade Senac de Rio Claro, Rodrigo Buzin Siqueira, a exigência para participar dos cursos é estar no ensino regular e trabalhando em uma empresa que faça parte do Serviço Nacional de Aprendizagem.

Buzin destaca que a novidade para este ano é a ampliação na oferta de vagas, que passará de nove para 12 turmas, passando a atender 222 alunos.

Ele explica que os jovens trabalham no período do dia e cursam o ensino regular à noite, sendo que os cursos no Senac são frequentados no horário do serviço, em dias específicos.

O gerente esclarece que para as empresas é vantajoso abrir mão dos funcionários por alguns dias, pois o ganho com a formação e profissionalização do funcionário é muito grande, além dos benefícios fiscais concedidos com a redução do INSS.

“É um estímulo ao primeiro emprego, é uma forma da empresa estar no início da formação do empregado. Conhecemos casos em que o funcionário entrou na empresa como aprendiz e hoje é gerente”, destaca Buzin, que lembra que o índice de contratação do aprendiz após o período de aprendizagem é de 90%.

No Senac Rio Claro são oferecidos cursos de serviços administrativos, vendas e serviços de supermercado.

“Os supermercados representam o maior número de contratações”, ressalta o gerente do Senac, que acrescenta que a maior parte dos alunos tem idade de 16 e 17 anos.

As empresas interessadas em participar do programa e o jovens que queiram integrar o serviço podem obter mais informações através do site do Senac Rio Claro: www.sp.senac.br/rioclaro ou por meio do telefone 2112-3400 e ainda no próprio Senac, localizado na Avenida 2, número720, no Centro.

CURSOS

GRATUITOS

Buzin aproveita para mencionar que 80% da carga horária do Senac é composta por cursos gratuitos, através da Política Senac Gratuidade, que atende pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais (R$ 1.448,00), entre outros requisitos.

É a partir desta proposta que o Senac Rio Claro divulga que está com inscrições abertas para o curso Operador de Computador, que oferece o primeiro contato do participante com a máquina e o ambiente Windows, além de ferramentas como word, excel e power-point.

A estratégia do curso é estimular os participantes a explorar os recursos oferecidos, como as ferramentas de busca e pesquisa, entretenimento e outros serviços de comunicação.

“A proposta é de atender pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de informática, por isso reunimos windows, internet e o pacote Office, que é muito utilizado atualmente”, diz Diego Ramos, docente da área de tecnologia da informação.

Ética, cidadania, empreendedorismo, qualidade de vida, conduta profissional e marketing pessoal também são abordados. “Nossos cursos sempre incentivam a gestão de carreira e o desenvolvimento pessoal”, diz Ramos.

Os interessados devem ter 16 anos, no mínimo, e ensino fundamental 2 incompleto. O curso é voltado para pessoas interessadas em atuar no mercado de trabalho operando os principais aplicativos e recursos de um computador.

O curso Operador de Computador tem vagas gratuitas por meio da Política Senac Gratuidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.