Rio Claro recebe na quarta-feira (10) mais 4.876 doses de vacina contra a Covid-19, o que possibilitará ao município vacinar a partir de quinta-feira (11) também os idosos com mais de 80 anos. Para este grupo não há necessidade de agendamento, o atendimento é realizado por demanda espontânea. Porém, caso não haja mais vacinas disponíveis, no momento em que o idoso for até o posto de saúde será realizado o agendamento da vacinação para o dia seguinte ou outro dia.

Para evitar que o idoso perca tempo indo desnecessariamente à unidade de saúde, a Vigilância Epidemiológica orienta que seja realizado contato telefônico com a unidade de saúde antecipadamente para verificar a disponibilidade de vacina. Esta medida ganha mais importância nesta quarta-feira (10), quando a capacidade de vacinação nas unidades estará reduzida. Neste dia o município terá apenas cerca de 200 doses de vacina para aplicação. Com a chegada das doses previstas, o atendimento será normalizado na quinta-feira.

Números atualizados da vacinação contra a Covid em Rio Claro apontam que 8.084 profissionais de saúde e idosos receberam a primeira dose da vacina. Dona Maria Celia Pfeifer, de 96 anos é uma dessas pessoas. Na terça-feira (9) dona Maria compareceu à unidade básica de saúde da Avenida 29, onde recebeu a primeira dose da vacina. “É muito bom poder tomar essa vacina e todos que podem deveriam também tomá-la”, enfatizou.

A vacinação atende neste momento prioritariamente os idosos. O atendimento aos profissionais de saúde que ainda não foram vacinados continua acontecendo, porém em ritmo diferenciado. São vacinados diariamente cinco profissionais nas unidades de saúde da família e dez profissionais nas unidades básicas de saúde.

Para dar mais agilidade ao atendimento, a Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas que serão vacinadas, tanto profissionais de saúde como os idosos, que façam o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.