Funcionário da Elektro faz reparo em poste de iluminação pública (foto arquivo)

Ednéia Silva

Funcionário da Elektro faz reparo em poste de iluminação pública (foto arquivo)
Funcionário da Elektro faz reparo em poste de iluminação pública (foto arquivo)

O programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan, entrevistou na última sexta-feira (13) o especialista comercial da Elektro, Eduardo Zoornoff, que falou sobre o sistema de iluminação pública do município. A entrevista contou a participação de vários ouvintes que pediram intervenção e reparos em alguns pontos da cidade que apresentavam problemas. Os pedidos feitos ao vivo foram atendidos na segunda-feira (16) pela Elektro.

Através de e-mail enviado à Redação, Eduardo Zoonoff, informou que as solicitações feitas via programa foram atendidas. No total, foram realizadas oito intervenções. Na Avenida 40 com a Rua 11, no Alto do Santana, foi restabelecida a iluminação de um setor que estava apagado. Na Av. 7-A, entre as Ruas 12 e 14, vários postes foram consertados.

Reparos também foram feitos na Avenida Marginal em frente ao Shopping Center Rio Claro, na Avenida 5-A com a Rua 14-B e na Rua 23 com a Avenida 29, no Bairro do Estádio. na Avenida 1, no Parque Mãe Preta, foi consertado um poste que estava apagado, serviço também realizado na Rua 2 no Jardim Inocoop. Já na Rua 5, da Avenida 26 até a Avenida 32, as lâmpadas estavam ficando acesas durante o dia e o problema foi corrigido na segunda-feira (16).

Em janeiro deste ano a manutenção do sistema de iluminação público foi transferida para as prefeituras, mas em Rio Claro foi feito acordo entre a prefeitura e a Elektro para adiar a mudança. Até o dia 30 de abril a concessionária continua a fazer os reparos até que a prefeitura contrate uma empresa para assumir o serviço.

Porém, as reclamações e pedidos de reparos devem ser feitos à prefeitura através do telefone 156. É a administração municipal que fica responsável por encaminhar as demandas para a Elektro. Segundo Zoornoff, a empresa dobrou a capacidade de produção e hoje atende uma média de 27 chamados por dia contra 13 em 2014.

Zoornoff explicou ainda que a prefeitura fica responsável pelos braços e as lâmpadas dos postes de iluminação pública. Problemas com transformadores e com a rede de energia são de responsabilidade da Elektro que pode ser acionada pelo telefone 0800-701-0102. Ele informou ainda que em caso de problemas com telefones fixos ou congestionamento de linhas, o contato pode ser feito pelo celular enviando mensagem informando o problema e o código do cliente pelo número 26655. O serviço é gratuito. A empresa tem ainda disponível o e-mail: [email protected].

Na entrevista de sexta-feira, Zoornoff também sobre os aumentos na tarifa de energia. Segundo ele, 80% do sistema de distribuição de energia depende das hidrelétricas. Por causa da crise hídrica, foi preciso utilizar energia das usinas termoelétricas que tem um custo mais elevado. A eletricidade das termoelétricas custa de seis a sete vezes mais que das hidrelétricas e essa conta teve que ser absorvida pela sociedade.

Para reduzir a conta, Zoornoff orienta a população a economizar. Medidas simples podem fazer a diferença como usar lâmpadas fluorescentes que são mais econômicas, abrir e fechar menos a geladeira, utilizar a capacidade total da máquina de lavar roupas, acumular roupas para passar, etc.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.