Defesa Civil orienta sobre cuidados na hora de soltar fogos de artifício para evitar acidentes

Ednéia Silva

Defesa Civil orienta sobre cuidados na hora de soltar fogos de artifício para evitar acidentes
Defesa Civil orienta sobre cuidados na hora de soltar fogos de artifício para evitar acidentes

Chega a época de festas e a preocupação aumenta com os fogos de artifício. No Réveillon, os fogos dão um brilho todo especial para a celebração do novo ano. Mas é preciso tomar cuidado para soltar rojões e outros tipos de fogos. O manuseio incorreto dos artefatos pode causar acidentes, transformando a festa em tragédia.

Quem alerta é o coordenador da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi. De acordo com ele, o manuseio de fogos de artifício exige cuidado. A primeira regra é não ingerir bebida alcoólica antes da soltura de qualquer tipo de artefato. Além disso, a soltura deve ser feita em locais descampados e distantes pelo menos 50 metros de aglomerações de pessoas e da rede elétrica.

O coordenador alerta para a necessidade de ler atentamente o rótulo e seguir as instruções do fabricante. Segundo ele, nesta época são comuns acidentes com fogos por desrespeito às regras de uso. O cuidado também deve ser tomado na hora da compra. O ideal é comprar fogos de artifício apenas em locais autorizados que tenham alvará de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil. A compra em locais não habilitados para esse tipo de comércio não é recomendada.

Kuroishi explica que os fogos têm classificação de risco: A, B, C e D. Os artefatos A e B podem ser comercializados livremente e soltos por crianças, desde que assistidas por um adulto. Já os produtos das categorias C e D somente podem ser adquiridos e soltos por pessoas adultas, maiores de 18 anos.

O coordenador também alerta para os riscos de acidentes em piscinas, rios e lagos nesta época do ano, quando os casos de afogamento aumentam. Quase sempre os acidentes são causados por imprudência. As pessoas bebem e se descuidam da segurança.

Muitas vezes as crianças são deixadas sozinhas na água, mas o ideal é que elas estejam sempre sob a supervisão de um adulto. Kuroishi conclui dizendo que quem ingerir bebida alcoólica não deve nadar, dirigir ou soltar fogos de artifício.

ARARAS

A cidade de Araras terá show pirotécnico realizado pela prefeitura. O evento será realizado em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger dentro da programação do Réveillon Cultural, que terá início às 22 horas. O show terá animação de duas bandas: a Discow, que toca repertório dançante dos anos 70, 80 e 90; e a Balaio de Gato, que toca um pouco de cada estilo.

RIO DE JANEIRO

A tradicional queima de fogos na praia de Copacabana no Rio de Janeiro está na reta final dos preparativos. Serão três palcos com shows espalhados pelo bairro e 11 balsas que dispararão fogos de artifício na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. O tema da festa é sobre os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

A expectativa é de receber dois milhões de pessoas para a grande festa. A animação ficará por conta de bandas e artistas como Titãs, Seu Jorge, Roupa Nova, Maria Rita, Revelação e as baterias das escolas de samba Unidos da Tijuca, Portela e Salgueiro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.