Vinícius Sossai encerra ciclo no Rio Claro Basquete

Favari Filho

SUPERAÇÃO. Depois de dezesseis anos abrilhantando as quadras nas disputas do Rio Claro Basquete, Vinícius Sossai encerra sua participação na equipe do Leão. O atleta, natural da Cidade Azul, teve a paixão pelo esporte iniciada enquanto acompanhava o irmão nos treinos no SESI; logo, entrou para a escolinha de basquete e com oito anos de idade já dividia o tempo entre os treinos e as atividades de Educação Física do Colégio Koelle.

FUTURO: “Quero agora retribuir de alguma forma todo carinho recebido da torcida rio-clarense” (foto: Filippo Ferrari)

Aos poucos, Sossai foi aperfeiçoando suas habilidades e começou a treinar nas categorias de base de Rio Claro. Daí até transformar o sonho em realidade foi uma questão de oportunidade, empenho, treinamento e foco! “Jogo basquete há vinte anos e sou o atleta que mais vestiu a camisa do Rio Claro Basquete na história da equipe, além de ter sido o capitão durante doze anos.” Entretanto, o jogador que ama o esporte vive um momento de mudança na carreira devido à não renovação com o clube e pretende agora levar toda a sua experiência para novos projetos.

Sobre os momentos no RCB, ponderou: “Foram muitos, alguns tristes, como a perda do amigo e jogador Fábio Spatti com dezoito anos; também as lesões de ombro e no tendão de Aquiles que frearam um pouco a minha carreira. Mas, sobretudo, muitos momentos felizes e inesquecíveis como as conquistas dos títulos e o acesso ao NBB, quando atuei como capitão erguendo a taça da Liga Ouro”. A torcida com certeza vai sentir falta de um dos maiores símbolos do time dentro das quatro linhas, porém Sossai garantiu: “A despedida não significa um adeus, mas apenas um até breve”.

GRATIDÃO

“À equipe do RCB e aos amigos desejo sucesso, aos torcedores meu agradecimento pelo apoio e aos meus mestres Wilson Renzi, Guerrinha, José Neto, Dedé Barbosa e Marcelo Tamião a minha eterna gratidão.”

TÍTULOS

Vinícius foi duas vezes escolhido entre os Melhores do Campeonato; convocado para as seleções Paulista e Brasileira; e cestinha do Campeonato Paulista Infanto-juvenil. Acumula quatro títulos dos Jogos Regionais; dois títulos dos Jogos Abertos; quatro títulos de Campeão Milênio Paulista; dois títulos de Campeão da Copa Brasil Sudeste; dois bronzes na Copa Brasil; Campeão da Liga Ouro; duas participações em Brasileiros da CBB [Confederação Brasileira de Basketball]; e outras duas no NBB [Novo Basquete Brasil]. Além da participação no último Sul-americano que o RCB disputou, em 2007.

w2z: