Sexto encontro do JC na Escola acontece nesta semana

Vivian Guilherme

O professor e coordenador pedagógico do programa, Jaime Leitão

Com o tema “Criatividade além da superfície”, o sexto encontro do Programa JC na Escola acontece na próxima quinta-feira (07). Desta vez, a atividade conta com a participação da consultora em comunicação escrita, Sandra Baldessin, que realiza palestra sobre criatividade.

Segundo a professora e escritora, a ideia é trabalhar a desconstrução do senso comum, do lugar comum, para chegar à criatividade, não em busca de algo inédito, mas de um novo olhar criativo sobre as coisas de sempre. “Isso é fundamental para professores”, aponta a escritora, que lembra que a criatividade é essencial para toda a comunidade.

“Não são as coisas que são inéditas, é o nosso olhar, a nossa perspectiva que pode mudar tudo”, descreve Sandra.

O professor e coordenador pedagógico do programa, Jaime Leitão, também segue trabalhando o tema da criatividade aliado a uma abordagem com o jornal.

Leitão traz sugestões de atividade aos professores de como trabalhar a criatividade em sala de aula. Dentre as sugestões, estão o trabalho com o recorte do jornal e colagem. Ou ainda, a construção de poemas com palavras, aleatórias, escolhidas no jornal.

A Palestrante

Formada em Letras, Sandra Baldessin atua como consultora em produção e revisão de textos. Realiza oficinas de leitura e linguagem criativas. Seus trabalhos, em prosa e poesia, têm sido publicados em inúmeras antologias e alternativos literários.

O encontro desta quinta-feira acontece em dois horários. No período da manhã, as atividades têm início às 8 horas, com aula até as 11 horas.

Já no período da tarde, o encontro começa às 13h30 e segue até as 16h30. O JC na Escola é realizado no Centro de Treinamento do Jornal Cidade, que fica anexo à Gráfica do Grupo JC, na Rua 18, esquina da Avenida Tancredo Neves.

O JC na Escola trabalha com a capacitação dos profissionais ligados à educação e recebe apoio cultural da Tigre e Odebrecht Ambiental, e Secretarias Municipais da Educação de Rio Claro e Santa Gertrudes.

Redação JC: