Segundo SSP, homicídios caem e estupros aumentam em Rio Claro

Carine Corrêa

Comparativo entre os cinco primeiros meses deste ano com mesmo período de 2014 aponta para aumento de estupros

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou os índices criminais dos municípios paulistas do mês de maio. Em um comparativo dos cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, destaque para a redução de casos de homicídio em 58% e o aumento de ocorrências de estupro em 109%. Foram cinco assassinatos de janeiro a maio deste ano contra doze em 2014. Já as ocorrências de estupro foram 23 neste ano contra onze do ano passado.

A maior parte dos delitos apresentou redução no comparativo: roubos de maneira geral caíram em 19%, roubos de veículos em 16% e furtos de veículos em 27%.

Homicídios

O comando da Polícia Militar de Rio Claro explica, através do coordenador operacional major Rodrigo Arena, que casos de homicídios podem ser divididos em duas situações distintas. A primeira são os chamados crimes passionais, que via de regra ocorrem no interior de residências entre pessoas que se conhecem.

“É um crime de difícil prevenção para o policiamento ostensivo, porque às vezes se lança mão de faca no interior de residência, o que fica difícil para a interferência do policiamento ostensivo e prevenção deste tipo de conduta criminosa”, ressalta major Arena. Já a segunda situação são os assassinatos que ocorrem em bares e vias públicas, envolvendo conhecidos ou não.

“A prevenção nesse caso ocorre com abordagens em imediações de bares e outros locais de aglomeração de pessoas. É o que a polícia tem feito, além do trabalho de retirada das armas de circulação”, frisa a autoridade policial.

Estupros

“Muitos estupros têm acontecido no interior de residências também e envolvendo parentes, além de casos em que a pessoa força uma relação sexual depois de uma festa, por exemplo. Pode acontecer também da pessoa ter sido vítima de estupro, mas não faz o registro”, observa o major sobre a ocorrência deste gênero.

Redação JC: