Sauá resgatada em RC após choque se recupera

Um sauá fêmea está em recuperação na Associação Mata Ciliar, na cidade de Jundiaí, após ter sido resgatado em Rio Claro há alguns dias. O primata foi socorrido pelo Departamento de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na região próxima do Aeroclube, na região sul. O animal estava debilitado e, segundo informações, havia sido vítima de choque elétrico.

De acordo com a AMC, diante da impossibilidade de se cuidar de um animal silvestre nestas condições, o DPA acionou a instituição. O animal foi transferido para Jundiaí, onde dentro da Associação conta-se com equipes especializadas em recuperação de animais silvestres. Nos últimos anos, inclusive, três onças-pardas de Rio Claro foram levadas para o local.

Trata-se de uma fêmea adulta de sauá, um primata brasileiro. Exames preliminares identificaram uma fratura em uma das pernas, sendo que o animal precisou passar por procedimento cirúrgico para correção da fratura. O animal está em observação e recupera-se bem, mas ainda não é possível dizer se ele terá condições de voltar à natureza.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, do Governo do Estado de São Paulo, o sauá é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e está quase ameaçada de extinção. As maiores ameaças são a destruição e fragmentação do habitat natural, o isolamento de populações, riscos de atropelamentos e os incêndios dos fragmentos de florestas próximas a plantações de cana-de-açúcar.

Lucas Calore: