Saque do PIS pode ser efetuado até o dia 30 de junho

Da Redação

Aposentados e trabalhadores com mais de 70 anos que contribuíram para o PIS/Pasep têm até o dia 30 de junho para sacar o recurso nas agências da Caixa e Banco do Brasil. Após essa data, o montante retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Até o último dia 22 de abril, cerca de 2,4 milhões de trabalhadores ainda não haviam sacado o dinheiro, com isso mais de R$ 2,1 bilhões em pagamentos estavam disponíveis para saque.

O dinheiro pertence a trabalhadores que contribuíram para o PIS (iniciativa privada) ou para o Pasep (funcionalismo público) até 4 de outubro de 1988 – quando o programa deixou de ter o sistema de contas individuais – e que ainda não resgataram seus saldos. Para saber se tem algum saldo disponível, os inscritos devem procurar o Banco do Brasil (que administra o Pasep) ou a Caixa (administradora do PIS).

Quem pode sacar?

Os beneficiários devem se enquadrar nos seguintes motivos: aposentadoria; idade igual ou superior a setenta anos; invalidez (do participante ou dependente); transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar); idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada; participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças da Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001; ou morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular.

Para mais informações, acessar www.bb.com.br/Pasep e www.caixa.gov.br/pis.

Redação JC: