Rio Claro poderá perder Black June por falta de apoio estadual

Uma das mais tradicionais festas culturais do interior paulista poderá ficar sem sua edição deste ano por falta de apoio do governo estadual. A 10ª edição do Black June deveria ter sido realizada no mês passado, conforme prevê o calendário do município e o calendário turístico do Estado de São Paulo, mas, por enquanto, não tem data marcada para 2019 e corre o risco de não ser realizada.

“Todo ano o suporte maior é oferecido pelo município e o governo estadual completa o restante, mas desta vez só temos a confirmação do apoio da prefeitura e, sem recursos estaduais, não temos como realizar o evento com a qualidade e a grandeza que o público está acostumado”, afirma Davi Betanho Romualdo, membro da Família Bronx, organizadora do evento.

“Sabemos da relevância desta festa para a cultura, não só pela manifestação artística e culinária, mas especialmente por ser um momento de grande confraternização da comunidade rio-clarense e pessoas de outras cidades”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que “apoiamos o evento nos dois anos anteriores e para este ano também a Black June tem o nosso incentivo”.

Nesta terça-feira (2), Davi se reuniu com o prefeito Juninho e os secretários municipais Ronald Penteado (Turismo) e Daniela Ferraz (Cultura), quando confirmou que a festa ainda não foi realizada em razão de não terem recebido recursos estaduais. Em anos anteriores, a Secretaria Estadual da Cultura fez o repasse por intermédio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa). “Embora o evento esteja no calendário turístico paulista, a Secretaria Estadual de Turismo também não destinou nenhum recurso”, ressalta Davi Romualdo. A inclusão no calendário foi a partir de projeto dos deputados Aldo Demarchi, Leci Brandão e Márcia Lia. O Black June é evento oficial no calendário municipal a partir do projeto do então vereador Sérgio Desiderá.

Por intermédio das secretarias de Cultura e Turismo, a prefeitura já confirmou apoio ao evento deste ano providenciando tenda, sanitários, palco, sistema de som e uma atração musical para show.

Divulgação: