Rio Claro fora das 100 melhores cidades

Adriel Arvolea

Rio Claro não pontua no ranking das 100 melhores para se investir na pesquisa da Revista Exame, em outubro

A Revista Exame publicou, em outubro, a pesquisa ‘As melhores cidades para investir no Brasil’ mesmo na crise. O ranking elaborado pela consultoria Urban Systems avaliou 309 municípios com mais de 100 mil habitantes.

No levantamento, 28 indicadores foram avaliados nas áreas de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Esses aspectos são considerados essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade.

Em primeiro lugar na lista aparece Barueri, um dos principais centros financeiros do Estado de São Paulo e um dos polos empresariais mais famosos do Brasil. Sua economia baseia-se em sua arrecadação de impostos, em especial o ISS, proveniente da prestação de serviços. A cidade abriga o bairro de Alphaville, um dos centros empresariais mais renomados do país, contando com sedes e filiais de grandes empresas.

Na região, destaque para Piracicaba (32º lugar), Americana (35º), Araras (53º) e Limeira (97º). No entanto, Rio Claro não figura entre as 100 melhores cidades para se investir. Consultada sobre o resultado, a Prefeitura de Rio Claro afirma que a cidade está preparada para receber novos investimentos e consolidar os já existentes. Apesar das limitações financeiras, acrescenta que, nos últimos oito anos, o governo municipal conseguiu desenvolver ações que contribuem de forma decisiva para o crescimento dos negócios locais.

“Recentemente, foram finalizadas obras que permitem 100% de tratamento de esgoto, o aterro sanitário foi ampliado, o fornecimento de água é de 100% e foi reestruturado. Os mais recentes números da ONU apontam Rio Claro na 34ª posição do ranking do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Importantes obras viárias foram providenciadas, reorganizando o trânsito e integrando as regiões da cidade”, reforça a administração.

Também, reforça que o setor educacional público é referência nacional e acaba de receber autorização para implantar curso superior de medicina. “Por tudo isso e, também, por características construídas ao longo de sua história, Rio Claro certamente está habilitada a continuar a crescer e se desenvolver com qualidade de vida, que é o ambiente propício para os negócios e investimentos”, ressalta a administração municipal.

Adriel Arvolea: