Retorno seguro às aulas é defendido para 2021

A campanha “Lugar de Criança é na Escola”, liderada por um grupo de pediatras no país, está mobilizando a sociedade e o poder público para o retorno seguro das escolas públicas a partir do próximo ano. Apesar do assunto dividir opiniões, o objetivo não é abrir as unidades a qualquer custo, mas respeitando critérios de segurança e higiene.

Acompanhando o assunto nacionalmente, a médica pediatra Cristina Mamprin Losano, de Rio Claro, avalia que o retorno das aulas deve ser considerado para 2021. “As crianças estão nas ruas, nos parquinhos, em contato com outras pessoas. Não tem como segurá-las mais em casa, porque estamos identificando problemas de socialização, alimentação e uso demasiado de celular”, pontua.

Conforme avalia, esse retorno pode ocorrer com menos alunos e em períodos menores, além das medidas de segurança. “Já aos pais que concordarem, os filhos voltam às aulas presenciais; do contrário, no modelo remoto”, completa.

Mãe de um casal de crianças, Erica Ferrarini acredita que, seguindo os protocolos de segurança, é viável a reabertura das escolas. “Os professores devem estar seguros para trabalhar e os alunos em um ambiente seguro para estudar.

A decisão de voltar às aulas ou não, ambos vão colher as consequências, por isso deve haver respeito entre as diferentes opiniões dos pais, pois cada família tem suas razões”, conclui.

Adriel Arvolea: