Resultado do Ideb em Rio Claro sobressai à média nacional

A Escola Municipal “Monsenhor Martins”, em Rio Claro, recebeu a melhor nota do Ideb 2021, segundo os dados do MEC

A mais recente edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi publicada nessa sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, do Ministério da Educação. O Ideb é utilizado para avaliar a qualidade da educação pública e privada. Os dados mostram a educação municipal de Rio Claro, com levantamento coletado em 2021, ano em que as aulas foram ministradas no maior período a distância, já que as aulas presenciais começaram a ser retomadas na rede pública de ensino somente em outubro.

Conforme o índice, a rede pública de educação em Rio Claro obteve resultado acima da média nacional. Enquanto no País o indicador dos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º) da qualidade do ensino foi de 5,8, na cidade foi de 6,1. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). O Ideb aponta como melhor resultado na qualidade da educação a Escola Municipal “Monsenhor Martins”, com nota 6,7 no ano passado.

Há ressalvas na interpretação dos resultados. Isto porque, segundo o Ministério da Educação, com a aprovação automática de alunos diante da pandemia da Covid-19 no País, com recomendação do Conselho Nacional da Educação (CNE) por consequência do ensino remoto em 2020 e 2021, entende-se que naturalmente a nota do Ideb acabe aumentando em relação à série histórica quando comparadas com as taxas do período pré-pandemia.

O próprio MEC orienta evitar comparações com a última nota do Ideb, referente a 2019, publicada em 2020. A título de informação, na época Rio Claro pontuou em 6,7. A presidente do Conselho Municipal de Educação de Rio Claro (Comerc), Camila Zanfelice, comenta que o resultado já era aguardado. “Segundo a Secretaria da Educação, não conseguimos atingir a porcentagem total de alunos para fazer a prova. Foi um processo prejudicado desde a aplicação da prova e a pandemia também com certeza influenciaria no resultado dessa avaliação”, comenta ao JC. A representante cobrou, ainda, o plano de trabalho para recuperação da aprendizagem pela Prefeitura Municipal.

Nacional

Média da educação municipal ficou acima da média nacional, segundo os dados publicados ontem pelo Ministério da Educação.

Lucas Calore: