Reforma administrativa do Daae reduzirá cargos comissionados

Está em tramitação na Câmara Municipal um projeto de lei de autoria do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) que executa uma nova Reforma Administrativa no Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae). Há a expectativa de que a proposta seja votada com brevidade pelos vereadores, já que na última segunda-feira (15) dezenas de exonerações foram efetivadas entre servidores comissionados e funcionários de carreira que ocupavam funções de confiança. Todos os cargos, diante de seus descritivos, foram julgados inconstitucionais pela Justiça meses atrás, conforme o JC noticiou anteriormente.

Segundo o projeto ao qual a reportagem obteve acesso, o novo projeto vai reduzir a quantidade de cargos em provimento de comissão, o que trará certa economia aos gastos com recursos humanos na autarquia. Atualmente são oito cargos de assessor e sete de diretores de departamento. Na nova Reforma, a quantidade de assessores se reduz para quatro, enquanto de diretores para seis.

Somente com esses cargos comissionados, os gastos eram de R$ 76,4 mil. Com o novo projeto, os salários somam-se a pouco mais de R$ 59 mil. Os descritivos passam a ser: Assessor da Superintendência, Assessor de Relações Públicas e Institucionais, Assessor de Planejamento e Assessor Estratégico de Projetos, além dos diretores de departamento.

Já em relação às funções de confiança, destinadas exclusivamente aos funcionários concursados, serão mantidas as mesmas quantidades: 14 coordenadores de divisão, 30 coordenadores de seção e um controlador-geral. Essas nomenclaturas foram alteradas por conta da decisão judicial que declarou as atuais (chefes de divisão e de seção) ilegais. Os salários tiveram poucas mudanças, segundo informado pelo governo municipal, diante do reajuste do funcionalismo público este ano. No total geral, entre comissionados e funções de confiança, acaba havendo redução nos gastos.

Justificativa

“Considerando que os serviços prestados pelo DAAE são essenciais para o atendimento à população, a regularização dos cargos se faz necessária para uma prestação de serviço efetivo e de qualidade, a fim de atender às necessidades da população”, justifica o prefeito Gustavo no projeto de lei aos vereadores.

Lucas Calore: