Mutirão conclui 294 cirurgias oftalmológicas em Rio Claro

Rio Claro conclui no sábado (17) quase 300 cirurgias oftalmológicas realizadas em quem aguardava pelo procedimento de catarata ou pterígio. Foram operados 121 pacientes que já tinham feito a cirurgia no primeiro olho e precisavam do procedimento também no outro olho. A primeira etapa do mutirão foi realizada em 27 de agosto, quando 173 pacientes fizeram a cirurgia, totalizando 294.

“Com o mutirão atendemos pessoas que aguardavam há anos por essas cirurgias, e vamos continuar trabalhando para que as pessoas contem cada vez mais com atendimento de qualidade na saúde”, frisa o prefeito Gustavo.

As cirurgias foram realizadas no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). Dos 121 pacientes operados no sábado, 91 tinham catarata e 30 pterígio. No domingo (18) os pacientes retornaram ao Cead para o pós-operatório. A próxima consulta será no sábado (24), quando os pacientes passam por avaliação médica. Além disso, os pacientes foram orientados para em caso de qualquer intercorrência procurar o Cead para atendimento.

“A redução da espera por estas cirurgias eletivas é uma demanda importante e que nos empenhamos para conseguir atender, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para estas pessoas”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Para as cirurgias, o município contou com emenda parlamentar de 500 mil reais, conseguidos por meio de articulação do vereador Julinho Lopes.

Divulgação: