Encontro de Líderes Negros discute pautas que serão pleiteadas à ministra da Igualdade Racial

Encontro de Líderes Negros discute pautas que serão pleiteadas à ministra da Igualdade Racial. Foto: Divulgação.

Rio Claro recebeu, no último sábado (4), o 2º Encontro do Fórum de Lideranças Negras da Região Metropolitana de Piracicaba. O encontro, idealizado pelo vereador Diego Oliveira (MDB), de Cordeirópolis, teve como objetivo discutir ideias, ações e propostas regionais para serem encaminhadas ao ministério da Igualdade Racial, dirigido pela ministra Anielle Franco.

No encontro, foi debatido sobre a situação das cotas raciais, a criação de um programa de continuidade de estudantes dentro de universidades, o respeito de protocolos em pesquisas, a necessidade do protocolo de atendimento na área da saúde quando se trata da identificação e mapeamento de doenças que atingem a população preta e a necessidade de mais faculdades públicas que abrangem a região metropolitana de Piracicaba.

Encontro de Líderes Negros discute pautas que serão pleiteadas à ministra da Igualdade Racial. Foto: Divulgação.

Depois da discussão, o resultado gerou um documento que será entregue diretamente à ministra Anielle Franco, em Brasília. É a primeira vez que líderes regionais se encontram para uma conversa regionalizada e com objetivo de criar propostas em conjunto para serem entregues em ministérios.

Para o vereador, o encontro teve seu objetivo cumprido. “Organizei essa conversa para que possamos nos organizar regionalmente. Criar propostas que abrangem Rio Claro, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Piracicaba… É importante pensarmos em conjunto, assim vamos conseguir criar propostas concretas, que irei entregar em mãos para a ministra Anielle, no Ministério de Igualdade Racial em Brasília. Com certeza a reunião teve seu objetivo cumprido, conseguimos organizar ideias e ações interessantes para serem aplicadas em várias cidades da região”, declarou.

A reunião também contou com a presença da vice-prefeita de Cordeirópolis, Fátima Celin, os vereadores cordeiropolenses Sérgio Baltazar (PT) e David Sabino de Godoi (PL), além do vereador de Rio Claro, Geraldo Voluntário (MDB), e o ex-vereador cordeiropolense Antonio Alemão (PT), junto com a sociedade civil e representantes de conselhos de equidade racial das cidades de Rio Claro, Cordeirópolis e Limeira. Agora, o documento será confeccionado e entregue em Brasília para a ministra Anielle Franco.

Divulgação: