INSS: sindicato diz que agência tem adesão parcial à greve

Ednéia Silva

Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Rio Claro fizeram assembleia nessa quinta-feira (23) para votar adesão ou não à greve da categoria. De acordo com o Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo) de Piracicaba, parte dos funcionários aderiu à paralisação.

A informação foi divulgada pelo diretor do sindicato, Eduardo Rubio. Segundo ele, pelo menos cinco servidores cruzaram os braços e caberá à agência definir se haverá suspensão de algum serviço. Na região, as agências do INSS de Piracicaba e Limeira continuam paradas, somente com a realização de perícias.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do INSS em São Paulo para confirmar a adesão à greve e se haverá interferência no atendimento. Em nota, o órgão disse que as informações sobre a paralisação somente serão divulgadas pelo setor de comunicação em Brasília.

Por telefone, a reportagem conversou com um assessor que informou que não são divulgados dados regionais sobre o movimento, somente estaduais. A reportagem ligou para a Central 135, que informou que a agência de Rio Claro continua funcionando normalmente. Nesta sexta-feira (24), os servidores realizam assembleia estadual na capital paulista para discutir os rumos do movimento. A reunião acontece às 15 horas na sede do Sinsprev/SP.

Eduardo Rubio admite que a greve prejudica a população, mas ressalta que a categoria está há sete anos sem receber reajuste de salário e que trabalha com déficit de pessoal nas agências. Nesse período, o governo não concedeu nem a reposição da inflação. Por conta disso, os funcionários estão desmotivados. Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho.

Segundo balanço da Federação Nacional dos Servidores, 25 estados participam da atual paralisação. Para o INSS, a greve atinge 12,75% dos servidores em todo o país.

Redação JC: