Guarda Mirim celebra 55 anos em Rio Claro

Lucas Calore

‘Guardinhas’, como são chamados os jovens aprendizes da Guarda Mirim em Rio Claro

A Guarda Mirim, entidade consagrada em Rio Claro pelo seu trabalho voltado à inclusão de adolescentes no mercado de trabalho, completou na última segunda-feira (3) seus 55 anos de fundação.

Apontada como a mais antiga entidade do gênero no Brasil, conta atualmente com 400 integrantes e já colaborou no encaminhamento de mais de 15.000 jovens ao trabalho.

Outros mais de 100 alunos aprendizes estão no Curso Pré-Profissionalizante, no qual recebem diversas capacitações profissionais que irão auxiliá-los no emprego, como atendimento ao público, civismo, informática, noções de Administração e Contabilidade, Matemática Financeira, Educação Física, além de aulas de Português, Inglês e Espanhol, dentre outras.

Avanço e inovação

“Passadas mais de cinco décadas, a Guarda Mirim continua com a mesma preocupação em dar oportunidade aos adolescentes, porém com atividades educativas atualizadas e diferenciadas. Todos os integrantes inseridos no mercado de trabalho dos mais variados segmentos de Rio Claro estão devidamente registrados e com todos os direitos trabalhistas garantidos”, afirma o atual presidente, o Sr. Juarez Moura de Oliveira.

Comemoração

Para celebrar o 55º aniversário, a entidade recebe em sua sede neste fim de semana, sábado (8) e domingo (9), cinco instituições coirmãs de cidades diferentes para os 4º Jogos do Aprendiz, um intercâmbio esportivo que visa reafirmar que as atividades físicas são imprescindíveis a uma vida saudável, bem como aos vínculos de amizade. O evento também fortalece a troca de experiência das entidades afins que trabalham na formação profissional e pessoal dos jovens.

INSCRIÇÕES

Está programada para 17 a 22 de outubro a nova fase de inscrições do processo seletivo para inclusão de novos adolescentes na entidade. Serão aceitas as matrículas de jovens nascidos entre janeiro de 2001 e junho de 2002. Mais informações sobre as matrículas podem ser obtidas pelo telefone 3597-2500.

Redação JC: