Governista afirma que reforma diminuiu salários

Antonio Archangelo

Na sessão ordinária, cópias de holerites de servidores do Daae foram exibidos pelo vereador trabalhista

Em mais uma sessão destinada a aprovação de nomenclaturas em obras e concessão de honrarias, a suposta redução salarial de servidores do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) chamou a atenção na sessão ordinária de segunda-feira (09).

De acordo com o vereador Dalberto Christofoletti (PDT), após aprovação da Reforma Administrativa, servidores começaram a registrar redução salarial. “Servidores efetivos tiveram corte salarial após a aplicação da Reforma Administrativa”, disse Dalberto munido com holerites de trabalhadores da autarquia.

“Temíamos justamente isso. Votamos contra a reforma”, citou o líder da oposição Juninho da Padaria (DEM) ao se recordar da votação do final do ano passado. Para acalmar o debate, o presidente da Casa, vereador João Zaine (PMDB), reiterou que o tema será debatido com o prefeito e o superintendente do Daae. “Vamos conversar com o prefeito e com o superintendente do Daae”, citou Zaine.

“Nós não podemos reduzir salários, pois se isso acontecer o prefeito pode incorrer em improbidade administrativa. Eu acho, que tem relação com as gratificações”, citou a líder do PMDB, Maria do Carmo Guilherme, ao tentar justificar a redução.

“Na prática aconteceu sim. Tem servidor que recebia R$2 mil e pouco e teve o salário reduzido para R$ 1,4 mil”, rebateu Dalberto.

O líder do PT, Agnelo Matos, após uma análise dos documentos disse que de fato houve redução dos salários, mas relacionadas a redução de horas extras. “Neste caso, por exemplo, ele tinha 151 horas extras, que foram reduzidas para 96 horas”, opinou o petista.

O assunto foi interrompido a pedido do presidente Zaine já que a questão será debatida com o Poder Executivo.

Cabe lembrar, que durante a semana passada, Dalberto já havia emitido nota oficial relatando o fato. “Consideramos graves tais relatos pois houve a promessa da Superintendência em 2014 de que não haveria perdas salariais com a reforma. Vale lembrar ainda que em reunião recente para a discussão do reajuste de água, o superintendente alegou que um dos fatores responsáveis pelo reajuste acima da inflação são os futuros gastos extras com a folha de pagamento de acordo com Reforma Administrativa”, declarou o trabalhista no texto destinado a imprensa rio-clarense.

Redação JC: