Gincana mobilizou comunidade da região do bairro Bom Retiro

Cerca de 300 crianças participaram da gincana ambiental realizada pela prefeitura de Rio Claro sábado (24) na região do bairro Bom Retiro. A recepção da comunidade foi bastante positiva, na avaliação dos organizadores, que receberam muitas manifestações dos pais de alunos sobre a importância de se realizar iniciativas do tipo nos bairros mas afastados da região central.

A programação incluiu plantio de árvores. As crianças levaram brinquedos e roupas confeccionadas com material reciclável. “Vamos organizar outras atividades do tipo em outras regiões”, informa Edson Norberto Andrade, da Secretaria Municipal da Educação.

O evento foi realizado na quadra próxima ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Jardim Bonsucesso/Novo Wenzel/Bom Retiro. “Estamos intensificando as ações de recolhimento de materiais jogados indevidamente em vias e terrenos, mas é essencial que toda a população se mobilize pela destinação correta de todo o tipo de descarte”, observa o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, que esteve presente à gincana.

O foco da iniciativa é o incentivo à coleta seletiva e sua importância na saúde pública, econômica e ambiental. A ideia é conscientizar moradores para a necessidade do descarte correto de resíduos, visto que o descarte irregular atrai animais e provoca doenças, além da aumentar a poluição do meio ambiente, interferindo na qualidade da água, solo e ar.

Durante a semana que antecedeu a gincana houve passagem do carro de som com informações preventivas sobre mosquitos, dengue, roedores e animais peçonhentos, e orientações sobre descarte de materiais que servem de abrigo e criadouros para estes animais.

A ação atende os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) que o Brasil adotou em 2015 junto com 192 países. A Agenda 2030 contém 17 ODS que devem ser cumpridos até o ano de 2030, entre os quais, água potável e saneamento, educação de qualidade, cidade e comunidade sustentáveis e ação contra mudança global do Clima.

A organização foi da Fundação Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Coordenação Ambiental, e Câmara Municipal, representada pelo vereador Geraldo Voluntário, que participou do evento de sábado.

Vários setores da prefeitura também estiveram envolvidos na iniciativa, como o Daae e secretarias municipais do Meio Ambiente, Serviços Públicos, Turismo, Esportes, Desenvolvimento Social, Agricultura e Comunicação. As cooperativas de recicláveis também participaram.

Divulgação: