FPF define seis rebaixados e mata-mata na série A-2

Matheus Pezzotti

Os 20 times se enfrentam em turno único em 19 rodadas, classificando os oito melhores para as quartas de final. os seis piores serão rebaixados para a A-3

Assim como a série A-1, a série A-2 do Paulista também sofreu mudanças para 2016. No Conselho Arbitral realizado na tarde desta segunda-feira (9), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, as principais novidades são o retorno do quadrangular final, mas com a realização de mata-mata com os oito melhores times classificados, iniciando desta forma as quartas de final. Nesta fase e na semifinal, haverá jogos de ida e volta e a final será realizada em jogo único.

Os 20 times estiveram representados na sede da FPF e pela maioria dos votos, ficou decidido pela realização da primeira fase em 19 rodadas por pontos corridos em turno único para definir os classificados e rebaixados. A divisão terá apenas dois acessos para a elite do futebol paulista e os seis piores disputarão a série A-3 em 2017.

A inscrição, que poderá ser realizada até dia 04 de março, foi mantida com limite de 28 jogadores por clube, sendo três goleiros e 25 de linha, com substituição do jogador somente em caso de lesão, constatada mediante a apresentação de laudo médico.

Também ficou definido que na próxima temporada, os treinadores dos times não poderão assumir outro rival da mesma divisão.

Da mesma maneira que o Paulistão, a série A-2 do Paulista começará no dia 31 de janeiro e terminará no dia 08 de maio.

ATIBAIA NA A-3
A FPF confirmou a ausência do Atibaia na A-2 por não contar com um estádio que cumpra as exigências da competição que é de ter capacidade mínima de 8 mil lugares. Atualmente, o estádio municipal Salvador Russani tem capacidade para apenas três mil torcedores.

O Falcão sequer contou com representantes no Conselho Arbitral. Com isso, a vaga será ocupada pelo Barretos, quinto colocado da Série A-3 deste ano e que inclusive esteve presente na reunião da A-2.

A SÉRIE A-2
Desta forma, os 20 participantes são:

  • Os remanescentes da A-2 de 2015, com Velo Clube, São Caetano, Monte Azul, Batatais, Atlético Sorocaba, Santo André, Guarani, Independente, Mirassol ou Água Santa, Paulista, Rio Branco e União Barbarense.
  • Os rebaixados da série A-1: Portuguesa, Bragantino, Penapolense e Marília.
  • E os time que obtiveram acesso da A-3: Taubaté (campeão), Votuporanguense (vice), Juventus e Barretos.

A matéria completa você confere na edição impressa de terça-feira (10), do Jornal Cidade.

w2z: