Fatec: projeto do prédio em fase final, diz CPS

Carine Corrêa

Responsável pela construção do prédio, bem como pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), o Centro Paula Souza (CPS) informou via assessoria de imprensa que “o projeto executivo do prédio que vai abrigar a futura Fatec de Rio Claro está em fase de finalização”.

O questionamento foi encaminhado ao CPS, depois que o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto, no dia 7 de julho, criando duas unidades na região: Araraquara e Araras. “No momento, a instituição aguarda a conclusão da transferência do terreno, que será cedido pela Prefeitura”, acrescentou por meio da comunicação, detalhando ainda que, dentre as atribuições do Centro, ainda constam “acompanhamento do processo seletivo, a contratação de professores, a compra de mobiliário e equipamentos, enfim, a infraestrutura para o funcionamento dos cursos e sua manutenção”.

Terreno

Na semana passada, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, chegou a afirmar que a Fatec de Rio Claro já deveria estar implantada, mas que isso não aconteceu “em razão da tramitação equivocada do processo durante o governo anterior, o que incluiu a destinação de uma área imprópria pela prefeitura naquela época, travando o andamento do processo”. O deputado Aldo Demarchi também foi procurado na ocasião pela reportagem. Ao JC, frisou que, para emplacar a Faculdade na Cidade Azul, falta apenas “a oficialização do recebimento por parte do Estado da área de terreno que é a contrapartida da Prefeitura”. Também fez menção à gestão de Altimari quanto à morosidade ao dizer que “infelizmente demorou muito esta definição por parte do município. Já assessoria do ex-prefeito respondeu à posição dos democratas. “O decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin […] mostra que falta ‘peso político’ junto ao governo estadual para dar andamento ao projeto que já estava definido”, argumentou.

‘Não sai do papel’

A construção de uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Rio Claro foi ventilada em 2007, prometida em 2010, anunciada em 2011, no entanto segue no papel. O governador Geraldo Alckmin assinou no dia 7 de julho o decreto de criação de duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), localizadas em Araraquara e Araras. O texto foi publicado no sábado, dia 8, no Diário Oficial do Estado.

Redação JC: