Estudantes produzem mudas em Olimpíada Ambiental

Divulgação

Crianças jogam damas na Olimpíada Ambiental, que intensificou atividades neste mês

A Olimpíada Ambiental de Rio Claro tem suas ações intensificadas durante o mês de maio. As competições esportivas seguem movimentando os alunos e as atividades voltadas à preservação do meio ambiente ganham ainda mais destaque, como a produção de mudas. A previsão é de que mais de 800 mudas sejam produzidas pelos estudantes.

A atividade está sendo desenvolvida em todas as escolas participantes da Olimpíada. As mudas estão sendo produzidas nas escolas, onde, com orientação dos professores, é feita a semeação. Na germinação as mudas serão encaminhadas ao viveiro do Daae, onde permanecerão na estufa a espera de crescimento, para que posteriormente sejam disponibilizadas para plantio. Voltada ao projeto “Pequenos viveiros, pequenos produtores”, esta ação visa mostrar às crianças a importância da arborização urbana e preservação de nascentes.

A Olimpíada inclui ainda atividades de uso racional de energia e água nas escolas. Neste quesito, a equipe escolar tem observado que os estudantes adotam em seu dia-a-dia ações simples e eficazes voltadas ao consumo consciente.

“Fechar as torneiras ao escovar os dentes e apagar as luzes ao sair das salas são algumas medidas adotadas pelos alunos e estão sendo incorporadas no aprendizado das crianças”, observa Heloísa do Carmo, secretária de Educação.

O ritmo segue intenso também na coleta de reciclagem. Os conteúdos transmitidos aos alunos sobre sensibilização do consumo, desperdício e destinação correta estão resultando em grande quantidade de material recolhido. As ações resultaram em considerável aumento no material coletado na cooperativa de recicláveis.

Redação JC: