Equipe do Sesi-RC participa de torneio nacional de robótica

Ednéia Silva

Uma equipe de alunos do Sesi de Rio Claro partiu de Rio Claro rumo à cidade de Brasília (DF) para participar da etapa nacional do 7º Torneio de Robótica, categoria First Lego League (FLL), que será realizada de 19 a 20 de março na unidade do Sesi Taguatinga.

O grupo, denominado Thunderbóticos, é uma das 77 equipes classificadas na fase nacional da competição organizada pelo Sesi com o objetivo de promover o ensino de ciência, tecnologia e matemática para alunos de 9 a 16 anos.

Para chegar à etapa nacional, as equipes passaram por um longo processo de classificação. Foram 11 disputas regionais que contaram com a participação de mais 4.000 estudantes de 500 escolas de todo o país. Na fase estadual, 77 equipes foram classificadas para a etapa nacional e a equipe de Rio Claro faz parte desse grupo.

Estudantes embarcaram para Brasília na terça-feira (15) para participar do torneio de robótica

Participam da equipe oito alunos do 1º e 2º anos do ensino médio: Antonio Del Rio, Felipe Freitas, Gabriel Isler, Julio Ferreira, Lucas Kemerer, Nádima Souza, Vitor Mendes e Wilian Tessar. O técnico da equipe é o analista de Suporte em Informática, Leonardo Vinícius Santolim.

A bibliotecária Marília de Oliveira Laverde explica que o torneio deste ano tem como tema central “Trash Trek”, que significa “Caminhos do lixo”. Os competidores devem desenvolver projetos com propostas para lidar com o lixo.

“A ideia da equipe Thunderbóticos este ano é transformar a logística reversa dos pneus, que seriam descartados incorretamente, e transformá-los em produtos rentáveis, sendo o principal deles a gasolina”, informa Marília. Segundo ela, o desempenho da equipe é um orgulho para a escola. “Para nossa escola, essa é uma conquista muito aguardada e merecida para a equipe Thunderbóticos. Foram meses de dedicação, empenho, determinação e trabalho duro para chegar até aqui. Acreditamos muito no potencial da equipe e estamos torcendo para que conquistem a tão sonhada vaga na etapa internacional do torneio”, comenta.

As três melhores equipes classificadas na etapa nacional do Torneio de Robótica garantem vaga no World Festival que será realizado em Saint Louis, nos Estados Unidos. O World Festival é o principal evento mundial de First Lego League e reunirá os melhores competidores do mundo.

Redação JC: