Doação de sangue: saiba como funciona

Da Redação

Quer praticar a solidariedade? A doação de sangue é um ato que faz bem a você e a quem precisa de sangue.

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Além disso, é preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte e CNH).

Quem não pode doar?

Aqueles que contraíram gripe devem aguardar 7 dias. Em relação à gravidez, podem doar as mulheres 90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Quem esteve em estados com índice de malária deve aguardar 6 meses, e quem morou aguardar 3 anos (Secretaria da Saúde de SP).

Onde ir?

Interessados em doar sangue devem procurar a Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, situada na Avenida 15, área central. Dúvidas no telefone (19) 3535-7022.

Redação JC: