Dengue: população deve iniciar prevenção

Lucas Calore

O ano de 2015 já entrou para a história da saúde de Rio Claro. Tudo por conta da epidemia de dengue que atingiu o município. Foram mais de 14 mil casos registrados apenas na Cidade Azul.

Na região, São Carlos teve mais de 11 mil pessoas infectadas com a doença, Limeira mais de nove mil e Araras mais de 1.500 casos confirmados.

A população rio-clarense está na expectativa de que o verão de 2016 não repita o mesmo problema. Porém, para que isso não ocorra todos devem colaborar com a limpeza de suas casas. Os cidadãos contam também com o apoio da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, que fazem visitas periódicas nas residências.

Na última semana a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro deu início ao trabalho de pesquisa sobre índice larvário do mosquito da dengue, o conhecido LIRAa, que é o documento oficial para o Ministério da Saúde.

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com alto índice de infestação do mosquito  e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de pico da doença.

Durante 15 dias os agentes estarão inspecionando, no mínimo, 2400 imóveis divididos em quatro regiões de trabalho do combate à dengue: Grande Cervezão, Centro, Bela Vista e Bonsucesso, todas em áreas que compreendem um grande número de bairros agregados.

Redação JC: