Consumidor deve ter cuidado na hora da compra e da soltura de fogos de artifício

Ednéia Silva

Soltura de fogos de artifício requer cuidados. As pessoas devem sempre seguir as instruções do rótulo (foto Agência Brasil)

O mês de junho se aproxima e com ele as tão esperadas festas juninas e quermesses. Além de quentão e quadrilha, esses eventos são marcados pela soltura de balões e fogos de artifício. A Defesa Civil de Rio Claro já está em alerta para acidentes, visto que nem sempre as pessoas respeitam as normas técnicas no momento da soltura.

O assunto foi discutido pelo diretor da Defesa Civil, Danilo de Almeida Kuroishi, no programa Jornal da Manhã dessa segunda-feira (25). Ele comenta que a tradição de soltar fogos de artifício e balões é muito forte nesta época de festas juninas e julinas.

A primeira regra a ser cumprida é comprar os fogos de artifício em estabelecimentos credenciados e habilitados para comercializar esse tipo de produto. Segundo ele, em Rio Claro são quatro lojas habilitadas. É preciso ter licença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil e alvará da prefeitura.

É necessário ficar atento também à faixa etária para venda e compra dos produtos. Os fogos têm classificação de risco: A, B, C e D. Os artefatos A e B podem ser comercializados livremente e soltos por crianças, que devem ser supervisionadas por um adulto no momento da soltura. Já os produtos das categorias C e D somente podem ser adquiridos e soltos por pessoas adultas, maiores de 18 anos. Os fogos da categoria D são utilizados para shows pirotécnicos e precisam de técnico responsável para soltura.

Kuroishi recomenda que as pessoas sigam as instruções da caixa sobre como fazer a soltura. Segundo ele, não se deve soltar fogos perto de residências, de aglomeração de pessoas, da rede elétrica etc. A soltura deve ser feita em local isolado para evitar acidentes. Além dos fogos de artifício, a soltura de balões também é comum nas festas juninas e julinas. O diretor alerta que soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais.

Kuroishi comenta que as pessoas que soltam balões desconhecem os riscos que eles representam. Eles podem cair sobre vegetação, residências e locais com concentração de pessoas, causando acidentes de grandes proporções.

O áudio completo com a entrevista pode ser conferido no player abaixo.

Redação JC: