Construções de unidades de saúde em bairros continuam lentas

Lucas Calore

As obras na Unidade Básica de Saúde do bairro Bela Vista foram retomadas, conforme constatado pelo JC. O problema das obras paralisadas e estado de abandono no local foi denunciado, por um morador vizinho, ao Ministério Público.

Na segunda-feira (21) pela tarde, operários estavam trabalhando novamente na construção. Em contato com a Prefeitura Municipal sobre a previsão para a entrega da unidade, foi informado que os funcionários estão na fase da concretagem da laje.

Unidade no Bela Vista ainda em construção

Vila Verde/Mãe Preta

Já a unidade que deveria atender a população da região dos bairros Vila Verde e Mãe Preta está com as obras paradas. O JC foi até o local e constatou mato alto, sujeira e abandono na construção.

O medo da vizinhança é grande pela falta de segurança no local. Um morador ouvido pela reportagem afirmou que a estrutura está servindo para usuários de drogas utilizarem à noite e também para prostituição. A falta de policiamento no trecho agrava o problema.

A Prefeitura de Rio Claro afirmou que a unidade passa por uma reprogramação no calendário de obras, que a Fundação de Saúde já está agilizando junto à empresa responsável pelo serviço.

Sobre a falta de segurança, a administração municipal disse que, em caso de movimentação estranha ou presença de marginais, a população deve chamar a Polícia Militar ou a Guarda Municipal.

Unidade da Vila Verde/Parque Mãe Preta

Ritmo lento

Os problemas financeiros e o período das chuvas dificultam o ritmo normal das obras, de acordo com a nota enviada pela Prefeitura Municipal de Rio Claro. “O município tem se empenhado para que elas sejam concluídas o mais breve possível”, garante.

Investimentos

Para a construção das seis Unidades Básicas de Saúde em Rio Claro, inicialmente está sendo investido o valor de R$ 3,5 milhões. Os recursos são provenientes das esferas federal e municipal.

Redação JC: