Confira as opções de turismo na região

Vivian Guilherme

ANALÂNDIA

Ao transitar pela Rodovia Rogê Ferreira, ao longe, já possível avistar o imponente Morro do Cuscuzeiro. Com 900 metros de altura e constituído de rocha arenítica, a formação é bastante utilizada para escalada, além de ser um dos principais pontos turísticos da região e o cartão postal de Analândia.

Com o formato semelhante a um cuscuz, a formação de ‘morro testemunho’ está localizada dentro de uma propriedade privada. Entretanto, devido a uma boa visão de negócios, o local é exemplo gestão no turismo, sempre com grande número de turistas, sobretudo, por sua vasta oferta de atividades. Ao pé do Morro o público pode desfrutar de piscinas, restaurante, circuito de arvorismo, tirolesa, área para camping, passeio a cavalo entre outras atividades.

Vale lembrar que Analândia conta ainda com diversas outras atrações turísticas, o espaço perfeito para curtir das férias com a família neste final de ano.

CORDEIRÓPOLIS

Foi em 1817 que o senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro fundou a Fazenda Ibicaba, sede da primeira e uma das mais importantes colônias do Brasil. Com grande importância histórica, a Fazenda cordeiropolense foi a pioneira na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente suíços e alemães.

Localizada na Rodovia Dr. Cássio de Freitas Levy, a Fazenda conserva um importante conjunto arquitetônico representativo do ciclo do café, formado pela sede centenária, a capela, a senzala, a tulha, os terreiros e aquedutos construídos pelos escravos, o prédio da escola, a torre do relógio com seu mirante, bem como as máquinas antigas para benefício do café.

Atualmente o prédio pode ser visitado através de agendamento prévio e conta com atividades de natureza turística e educacional, aliadas a atividades ecológicas e de lazer. Além da Fazenda Ibicaba, o potencial turístico de Cordeirópolis contempla o Distrito de Cascalho, o Centro Cultural Ataliba Barrocas e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira.

CORUMBATAÍ

Uma das cidades com a maior extensão territorial da região, Corumbataí é também uma cidade de belezas ainda não exploradas. Cachoeira do Cuscuzeiro, Cachoeira do Roncador e Prainha são apenas algumas das belezas naturais que são opções de turismo no município.

Apesar de tantas belezas, a maior parte dos espaços de interesse turístico se mantém dentro de propriedades privadas, que ainda não demonstram interesse em explorar esse potencial. A bióloga da Prefeitura Municipal, Lucilene de Aquino Siqueira, ressaltou que “a maior parte dos lugares interessantes do município para exploração turística encontram-se em áreas particulares, cujos proprietários no momento não têm interesse em explorar essa atividade. E a pessoa que cuidava desses assuntos na prefeitura também não está mais”.

Das opções, apenas a Prainha fica em espaço público, na estrada que vai para Analândia a apenas um quilômetro do Centro de Corumbataí. Entretanto, alguns munícipes destacam que o local não recebe cuidados há algum tempo e precisa de mais investimentos.

IPEÚNA

Localizado bem próximo ao centro de Ipeúna, o Parque Ecológico Henrique Babetta, popularmente conhecido como Salto do Nhô Tó, é espaço preferido de toda a população local e também da região. Neste período de férias, o local se apresenta como a opção perfeita para os pais que buscam uma distração e um lazer saudável para as crianças.

Além da beleza do local e da natureza, o Parque do Nhô Tó conta com brinquedos, campo e quiosques. O espaço fica aberto a toda a comunidade. Vale ressaltar, que neste mês a prefeitura concluiu a reforma da ponte de madeira localizada na estrada que dá acesso ao Salto. O trecho estava interditado desde setembro para manutenção, realizada com recursos do próprio município.

ITIRAPINA

A paisagem é exuberante. Cercada por morros, vales, lagos, rios, cachoeiras e reservas florestais, Itirapina é cidade privilegiada com cenários dignos de cartão postal. Localizada dentro da área de preservação ambiental de Corumbataí, tem atrativos para pessoas de todos os gostos e idades. É possível praticar desde simples caminhadas ou apenas curtir o por do sol às margens da represa até encarar esportes radicais como mountain bike, trekking e canyoning, entre outros.

A principal atração é o Parque do Saltão com suas três cachoeiras. A mais famosa delas é a que dá nome ao local e tem queda d’água de 75 metros. No roteiro de viagem, é possível incluir também a visita à Estação Experimental, mais conhecida como Fazendinha. Ali é possível encontrar a pista da saúde com cerca de 2.500 metros, área de recreação e trilhas de educação ambiental.

Se você quiser conhecer um pouco sobre a história da cidade, visite o distrito de Itaqueri da Serra. Fundado em 1839 por colonizadores portugueses da Ilha Madeira, o vilarejo deu origem à cidade e preserva até hoje toda sua riqueza histórica e cultural. A capela de Nossa Senhora da Conceição mantém até hoje a pia batismal e a imagem da santa trazidas pelos colonizadores.

SANTA GERTRUDES

Com as férias escolares as crianças de Santa Gertrudes têm uma opção de lazer sem custo algum ao bolso da comunidade. Os locais foram desenvolvidos para que as crianças e familiares possam passar momentos de descontração, pois conta com playground e o Lago do Jequitibás ainda oferece uma Academia ao Ar Livre, assim enquanto as crianças brincam, os pais podem se exercitar.

A administração municipal investiu em academias ao ar livre por diversos bairros e playground para as crianças poderem brincar com segurança próximo às suas residências. Vale lembrar que as crianças devem estar acompanhadas nos espaços públicos para mais segurança.

Serviço: O Parque Ruy Raphael da Rocha fica na Rua 4, com a Avenida 5, Centro, em frente à Aspacer.

O Lago do Jequitibás fica na Avenida Coronel Libertário Palumbo, em frente à creche Sebastião Domingues.

Redação JC: