Clubes de Rio Claro retomam atividades esportivas com precauções

Após mais de quatro meses com as atividades esportivas paralisadas em razão da pandemia do coronavírus, os clubes de Rio Claro começam a retomada gradual das atividades esportivas.

Os associados começam a voltar timidamente, mas ao chegarem ao local encontram um ambiente seguro para a atividade física.

No Grupo Ginástico Rioclarense, a academia foi transferida para o Salão Social com 1.000m² que é três vezes maior que o espaço utilizado normalmente. Foram estipulados 40 alunos por turma e um limite de seis turmas por dia. As aulas duram 50 minutos com um intervalo de 10 minutos de uma aula para outra para que possa ser feita a higienização da academia.

Nesta segunda (24) retornam as aulas de lutas (Jiu-Jítsu, Muay thai e Taewkondo) com limitações de alunos, sem contato físico e com demarcação no tatame. Para as atividades, um sistema de agendamento online foi implantado, a fim de evitar aglomeração na porta do clube.

Vale destacar que o clube instalou diversos EPIs, com tapetes sanitários, dispenser e totten de álcool em gel, borrifadores de álcool, demarcação no chão com distância de 2m de cada aparelho, entre outros. É obrigatório o uso de máscaras, trazer a própria garrafinha de água (bebedouros não estão disponíveis por questão de segurança) e toalhas.

“A prática de atividade física vai muito além da estética, ela também aumenta a imunidade e previne problemas de saúde. As atividades físicas ajudam a manter a boa saúde mental na quarentena, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de proporcionar equilíbrio emocional”, explica Uisner Lucas de Souza, coordenador de Esportes do GG.

No Floridiana Tênis Clube o protocolo é parecido. São seis horários disponíveis para a academia e a dinâmica de treinos foi adaptada para uma hora por aluno. É obrigatório o uso de máscaras, trazer toalha e garrafa de água de casa e as aulas terão intervalo para higienização do local. As aulas de alongamento, funcional, condicionamento físico e outras serão realizadas em espaço aberto e com número limitado de pessoas de hora em hora. As quadras de tênis estão abertas todos os dias das 6h às 9h e das 17h às 20h.

“A importância desta retomada para prática das atividades físicas oferecidas pelo Floridiana agrega para que nossos associados se sintam acolhidos e retomem em segurança a prática presencial e regular dos exercícios físicos. Para a saúde mental também é de suma importância, já que muitos neste período sentiram-se desmotivados após o período longo de quarentena e portanto afastados do clube. Retornamos com as mudanças cabíveis e necessárias e com certeza de braços abertos e motivados para acolher a todos no dia a dia das aulas, reiterando dentro do distanciamento e segurança que o momento ainda necessita”, explicou Rafael Vieira de Paula, coordenador de Esportes do clube.

Redação JC: