Clirc incentiva novos escritores

Vivian Guilherme

Reuniões do Clirc acontecem quinzenalmente, sempre aos sábados, no Gabinete de Leitura

Foi em outubro de 1997 que aconteceu o primeiro encontro do Centro Literário Rio Claro (Clirc). Reconhecido como a principal associação de escritores de Rio Claro, o Clirc é sinônimo de cultura e há 18 anos trabalha na divulgação de autores da cidade e incentivo à leitura.

A presidente do grupo, Pilar Casagrande, conta que são 140 escritores cadastrados no Clirc, mas que, atualmente, participam ativamente cerca de dez. As reuniões acontecem a cada quinze dias, sempre aos sábados, a partir das 15 horas, no Gabinete de Leitura.

Pilar conta que neste ano, além dos tradicionais encontros, o grupo auxiliou no julgamento em concursos de poesias de algumas escolas. “A integrante do grupo Verena criou uma personagem contadora de histórias e tem feito várias apresentações, inclusive com saraus e troca de livros”, acrescenta Pilar.

Outra novidade para 2016 é o lançamento da XVIII Antologia do Clirc, que já está na editora. A Antologia deve receber o nome ‘Sonho em Rimas Azuis’. “Temos ainda vários projetos no papel para 2016, mas ainda dependem de aprovação”, explica Pilar, que complementa ainda: “David, Sandra Margarete, Verena e Wagner continuam movimentado os poetas e escritores para dar continuidade ao nosso querido Clirc”.

Pilar assumiu a presidência do Clirc em outubro de 2003, quando a associação finalmente se tornou uma entidade literária oficializada com direito a Estatuto, Diretoria e CNPJ. Foi a partir daí também, que o foco dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo teve uma mudança. “O Clirc, mais do que um grupo de dotados da palavra, transformou-se em um veículo de assistência cultural, de solitário a solidário”, diz Pilar.

Mais sobre o trabalho do Clirc, assim como, a agenda de encontros para o próximo ano podem ser encontrados no link: www.facebook.com/clircspbr.

Redação JC: