Cerca de 85% dos carnês do IPTU já foram entregues em Rio Claro

De cada 100 carnês de IPTU 2018 de Rio Claro, 85 já foram entregues pelos Correios. “A entrega está sendo feito em tempo hábil para que todos possam se organizar e aproveitar os descontos oferecidos pela prefeitura”, observa o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich. O pagamento à vista até o próximo dia 20 vale 10% de desconto no valor total do carnê.

No dia 20 também vence o pagamento da primeira parcela. Os parcelamentos pagos em dia rendem 3% de desconto em cada parcela. Vinte de fevereiro ainda é a data final para aposentados e pensionistas solicitarem isenção do IPTU.

Neste ano a prefeitura ampliou as opções de pagamento do tributo. O imposto está sendo recebido no Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, nas casas lotéricas e na cooperativa de crédito Sicoob Crediacirc. Já os pedidos de isenção do IPTU, feitos no Atende Fácil, ficaram mais simples. Quem fez a solicitação no ano passado não precisa levar documentos neste ano, basta preencher o formulário, fornecido pelo próprio Atende Fácil. Os demais devem levar RG e CPF, cópia da certidão de casamento ou óbito caso o IPTU esteja no nome de cônjuge, e cópia da escritura caso o imóvel não esteja no nome do requerente, além de preencher o requerimento disponibilizado no Atende Fácil.

Mesmo após a finalização da entrega dos carnês, a prefeitura irá manter a opção de imprimir as guias de pagamento diretamente do site da prefeitura, pelo endereço www.rioclaro.sp.gov.br, pelo link “IPTU 2018” no alto da página.  Basta inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, encontrados nos carnês anteriores e, em seguida, optar entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede credenciada.

Pelo site da prefeitura também é possível imprimir a solicitação de isenção de pagamento do IPTU para levar ao Atende Fácil. Podem pedir isenção do IPTU aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e são proprietários de um único imóvel, no qual residem.

Mais de 95.400 boletos estão sendo entregues. Se todos os carnês do IPTU 2018 forem pagos até o final do ano, a arrecadação deste ano em Rio Claro será de aproximadamente R$ 91 milhões. Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 2,54%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2016 e setembro de 2017 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

Divulgação: