Balões geram multa de R$ 160 mil em Rio Claro

Carine Corrêa

Uma operação da Polícia Ambiental durante o final de semana resultou na apreensão de 32 balões no bairro Parque dos Eucaliptos, que estavam prontos para serem soltos. A informação chegou à Polícia Ambiental de Rio Claro por meio de denúncia.

A denúncia indicava que alguém estava soltando balões naquela região. Os policiais foram até o endereço e acabaram encontrando um homem que confessou que fabrica balões. Em sua chácara, foram localizados 32 balões de seda com tochas, prontos para serem soltos.

O homem foi autuado com uma multa de R$ 160 mil e deverá responder pela Lei de Crimes Ambientais. O valor da multa, segundo a Polícia Ambiental, é calculada por unidade.

Balões foram apreendidos pela Polícia Ambiental no Parque dos Eucaliptos, durante fim de semana

Lei

A lei é clara: soltar balões é crime. O advogado Alexandre Carrille, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Rio Claro, reforça: “É crime ambiental, sujeito a prisão. A polícia ambiental está em cima e, em virtude da baixa umidade, o perigo de incêndio é ainda maior”, explicou em outra oportunidade.

A Polícia Ambiental de Rio Claro faz as apreensões e o combate. “Ficamos com vistas aos indivíduos que fazem a soltura. Geralmente soltam em área rural e distante”, detalha o soldado Vergel.

Órgãos atuantes

A Defesa Civil de Rio Claro também atua neste tipo de ocorrência. Niuro Luís Ribeiro, que está à frente da Defesa Civil, fornece os detalhes. “O risco da soltura de balões aumenta com o período de estiagem: é maior a ocorrência de incêndios, principalmente na floresta e em empresas.

Existem também os perigos nas residências. O balão pode cair não só nas casas, mas também em hospitais, etc. Outra consequência que pode vir a causar é no tráfego aéreo. Rio Claro é rota de aviões e área de treinamento da AFA (Academia da Forca Aérea). A população deve denunciar para a Polícia ou Guarda Civil Municipal. A denúncia pode ser anônima”, frisou Niuro Ribeiro.

Redação JC: