Atriz de Rio Claro recebe prêmio na Polônia

Vivian Guilherme

A atriz e diretora Aline ‘Negra’ Silva recebeu seu primeiro prêmio no teatro este mês. E o reconhecimento veio de longe, da Polônia. A rio-clarense esteve em residência artística naquele país entre o ano passado e este ano, onde dirigiu para o Teatr Fredy a montagem “A Confissão de um Masoquista”.

A peça recebeu o prêmio de melhor espetáculo eleito pelo público no VI Festival de Confrontos Jovens m-teatro (Konfrontacjach Młodych m-teatr!), na cidade polonesa de Koszalin. E o protagonista da obra, Piotr Kazmierczak, recebeu prêmio de melhor ator pelo júri do festival. “Saber que nós, gosto de pensar que não fui somente eu a vencer, mas Felipe Oliveira, o residente em cenografia/figurino e toda equipe, participamos e fomos premiados, me emociona e me renova o espírito”, contou Negra em entrevista ao Jornal Cidade.

Atriz acaba de retornar de residência na Polônia, onde dirigiu uma peça para Teatr Fredy

Sobre o evento de premiação, a diretora disse que não pôde estar presente no festival, pois já estava no Brasil a trabalho. “Todavia a equipe polonesa se mobilizou e deu um show no evento. Ao me contarem da experiência e motivação, me senti feliz e completa, porque sabia o quão importante era este festival para todos eles.”

Ao falar sobre a importância do prêmio, ela se emociona: “este prêmio significa muito pra mim, porque, além de ser meu primeiro prêmio e receber excelentes críticas, ganhar na categoria de melhor espetáculo significa que foi o melhor em todas as categorias em seus respectivos elementos da cena, como dramaturgia, atuação, direção etc, e que surpreendeu o público”.

No ano passado, Aline foi listada como uma das principais atrizes do país pelo membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), Miguel Arcanjo Prado, que também é editor de Cultura do R7. Foi o segundo ano que a rio-clarense recebeu destaque na imprensa por seu trabalho no teatro.

Ela começou no teatro em Rio Claro e recentemente se formou no curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na capital, onde reside atualmente.

PROJETOS

Para o futuro, os projetos da artista são vários e alguns outros já estão em andamento, sendo que o primeiro deles é coordenar o AR (Agir e Resistir) Coletivo Urbano, que tem como objetivo unir artistas, ativistas e interessados em um coletivo para agir e resistir.

“Serão desenvolvidas ações artísticas em centros urbanos como São Paulo, Osasco e Rio Claro a partir de temas elencados pelo grupo. Também estou à frente de dois projetos: dirigir um vídeo-dança com artistas paulistanos e dirigir um novo espetáculo, no segundo semestre, que acontecerá nas ruas do centro da cidade de São Paulo. Aguardem!”, prepara Aline.

Redação JC: