Aluno de Rio Claro é destaque no WorldSkills

Vivian Guilherme

Luiz Felipe de Moraes de Souza, da unidade Senai RC, conquistou diploma de excelência em carpintaria na WorldSkills 2015

O Brasil foi o grande campeão da WorldSkills 2015, com 11 medalhas de ouro, 10 de prata e seis de bronze. Dentre os destaques está o rio-clarense Luiz Felipe de Moraes de Souza, do Senai Rio Claro, que conquistou o diploma de excelência em carpintaria.

O coordenador pedagógico do Senai, José Luís Pollo, explica que a WorldSkills tem uma forma diferenciada de pontuar e premiar os participantes. “Existe uma meta de pontos a atingir, ao chegar a esta meta o competidor também recebe um diploma e medalha de excelência. Pode ocorrer de todos os medalhistas terem diplomas de excelência, que é uma grande honraria para o competidor”, comenta.

Segundo Pollo, as medalhas de ouro, prata e bronze são entregues aos maiores pontuadores, porém não necessariamente são competidores com o mérito de diplomas de excelência, por não atingirem a pontuação para este diploma de excelência. “Cabe ressaltar que a diferença de pontos é muito pequena, em alguns casos um ou dois pontos”, esclarece.

Sobre Luiz Felipe, Pollo diz que na modalidade em que o rio-clarense disputou aconteceu um empate técnico nos dois primeiros lugares de excelência, ocorrendo dois medalhistas de ouro.

“Então, neste caso e por esse motivo, nenhuma prata, três bronze e mais cinco diplomas de excelência, onde está o Luiz, nosso competidor. Entre os nove melhores diplomas de excelência do mundo, na frente de muitos outros competidores na modalidade”, comemora o coordenador que destaca a felicidade e empolgação de todos do Senai com os resultados.

Em anos anteriores, o Senai RC se destacou com os alunos Conrado Rodrigues Cortez (1994), Matheus Meira Fiório (2011), Kelvin dos Santos Conceição (2013) e Leandro de Lima Rosolen (2011).

Redação JC: