Alistamento militar inicia-se no dia 9

Lucas Calore

Anualmente, são 100 jovens rapazes que ingressam efetivamente no Tiro de Guerra de Rio Claro

Atenção, jovens que completam 18 anos em 2017. A partir do próximo dia 9 de janeiro tem início o alistamento militar para o Tiro de Guerra em Rio Claro.

Os rapazes nascidos no ano de 1999 devem obrigatoriamente comparecer até o dia 30 de junho à Junta Militar do município, na Avenida 8, nº 91, entre ruas 1 e 2, no Centro, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h ou das 13h às 16h30, para se alistar.

Documentação

Segundo Conceição dos Santos, secretária da Junta do Serviço Militar da Cidade Azul, o jovem deve levar os documentos RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço e escolaridade, além de uma foto 3X4 no momento do alistamento.

Trabalhos

A primeira chamada já ocorre no dia 20 de janeiro, sendo que outras quatro ocorrerão até o mês de agosto, quando há a seleção final. Os alistados neste ano começam o serviço militar no mês de março de 2018. Aproximadamente 1.800 jovens passam anualmente pelo processo seletivo. Desses 1.800 apenas 100 efetivamente ingressam no Tiro de Guerra e prestam o serviço militar.

Disciplina

Em entrevista recente, o primeiro-sargento e instrutor-chefe Fábio Alexandre Ferreira falou da importância do serviço prestado. “Adquirem uma visão bastante diferente em relação à sociedade e às autoridades. Passam a ter respeito e, principalmente na fase adulta, a identificação e admiração pelo trabalho das Forças Armadas. Com o tempo, percebem a importância dos valores que são passados e a influência em suas vidas”, disse.

Redação JC: