Acordo visa à melhoria da qualidade do ar na região

O Governo de São Paulo está firmando um termo de compromisso junto à Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) para ações que irão colaborar com a melhoria da qualidade do ar no polo cerâmico de Santa Gertrudes, Rio Claro e Cordeirópolis. Uma reunião aconteceu nessa quarta-feira (23) na sede da entidade e contou com a presença de Marcos Penido, secretário de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, prefeitos da região e demais autoridades políticas.

“Viemos ratificar esse acordo, é uma discussão que se iniciou em 2019 para que tenhamos o desenvolvimento sustentável. Temos aqui um setor de cerâmica de primeira qualidade, uma referência na qualidade, porém temos uma questão do particulado e poluição do ar que precisávamos também cuidar para que toda essa produção não gerasse prejuízo a ninguém. Isso foi discutido por muito tempo junto com a Cetesb para que pudéssemos chegar ao melhor acordo. O setor também reivindicou ao nosso governador João Doria e vice-governador Rodrigo Garcia o asfaltamento das vicinais, que também contribuem com a questão do particulado no ar”, recorda Penido.

O Governo do Estado atendeu ao pedido e incluiu lotes de asfaltamento de estradas de terra na região do polo cerâmico e parte das obras já se iniciou. “Já temos duas vicinais contempladas e temos mais duas em fase de licitação, o que vai permitir a melhoria de todo esse processo. Esse acordo construído veio no sentido de garantir que o setor possa trabalhar com tranquilidade e continuar a produzir com qualidade e toda a população do entorno possa lucrar com isso com desenvolvimento, geração de emprego, renda e garantia da qualidade de vida”, complementa.

O diretor de relações institucionais da Aspacer, Luís Fernando Quilici, lembra que o diálogo com as empresas da produção é constante. “É um avanço bastante significativo esse acordo realizado, porque abarca vários elos da cadeia produtiva do setor da cerâmica de revestimento, passando pela mineração, transporte dessa matéria-prima até a indústria. São novas ações de mitigação que têm como objetivo proporcionar a melhoria da qualidade do ar na região de Santa Gertrudes. É uma demonstração do envolvimento e engajamento do setor, é uma vocação regional para Rio Claro”, finaliza.

Lucas Calore: